11 de Agosto de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de São Paulo seida entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2025 mais uma edição da ExpoCatadores, o maior encontro da categoria na América Latina.
Organizado pela Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores) e a Unicatadores (União Nacional dos Catadores), o evento deve atrair mais de três mil participantes ao Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Com entrada gratuita, a programação inclui palestras, oficinas formativas, rodadas de negócios, exposição de tecnologias e debates sobre políticas públicas, sustentabilidade e justiça social.
O objetivo é fortalecer a rede de profissionais que atuam na base da cadeia da reciclagem e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos agentes ambientais.
O evento também promove o diálogo entre poder público, empresas, cooperativas, organizações sociais e contribui diretamente para a formulação de estratégias que valorizem a economia circular e a inclusão produtiva.
Além disso, a ExpoCatadores 2025 ocorre em um momento estratégico, diante dos desafios da gestão de resíduos no país e das negociações internacionais do Tratado Global contra a Poluição Plástica.
A expectativa da organização é que esta edição fortaleça ainda mais o protagonismo dos catadores nos debates sobre sustentabilidade, inovação e trabalho digno.
A presença de lideranças históricas do movimento e de especialistas de diversas áreas deve enriquecer as discussões e impulsionar novas soluções para a crise do lixo.
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões