Tecnologia, uma grande aliada do meio ambiente

15/01/2020

Imagem - Com tecnologia de ponta, Centrais Mecanizadas de Triagem de São Paulo realizam a separação de materiais recicláveis. Foto: Atelier de Imagem e Comunicação

Com tecnologia de ponta, Centrais Mecanizadas de Triagem de São Paulo realizam a separação de materiais recicláveis. Foto: Atelier de Imagem e Comunicação

Está presente em todo lugar: no seu aparelho telefônico, na notícia online, no modelo da smart TV da sua casa e, também, no tratamento do lixo. É por meio de máquinas altamente modernas, com tecnologias europeias, que as Centrais Mecanizadas de Triagem de São Paulo realizam a separação de materiais recicláveis, por exemplo. Mas, de que outras formas a inovação e a tecnologia estão ligadas à sustentabilidade?

De acordo com o Professor da Fundação Getúlio Vargas, Arthur Igreja, a inovação nada mais é que um novo jeito de resolver um problema que já existia, então, está diretamente ligada à vertente da sustentabilidade.

"Ela possibilita a integração de tecnologias e técnicas com um novo olhar para problemas ambientais de conservação e preservação", explica o especialista.

O desenvolvimento e a criação de produtos com foco na utilização de materiais sustentáveis ou mesmo soluções tecnológicas que possibilitem o reaproveitamento de resíduos estão entre alguns dos aspectos positivos da utilização da tecnologia para o meio ambiente.

Preservando de maneira tecnológica

Para o Prof. Arthur Igreja, o conceito de empreendedorismo sustentável pode auxiliar na geração de projetos em prol do meio ambiente.“Mais importante que qualquer coisa é o mind setting, ter a consciência, que era muito imatura nos anos 80 e 90”. Segundo ele, antes o objetivo era focado no impacto e viabilidade econômica. Agora, os pontos avaliados estão mais ligados aos impactos social e ambiental.

Uma parceria entre a Sociedade Zoológica de Londres, a Universidade de Londres e a Microsoft criou o projeto Technology for Nature, que tem como principal missão aumentar a resposta global de conservação por meio de inovações em tecnologia para a natureza.

Entre as iniciativas está um serviço de rastreamento de animais que registra o comportamento deles na natureza por meio de dispositivos tecnológicos. A tecnologia permite que especialistas reúnam informações para compreender melhor o funcionamento dos organismos em determinado espaço e tempo e prevejam o comportamento no futuro a fim de preservar e proteger espécies.

Tecnologia a seu favor

Que tal uma maneira fácil e tecnológica de ajudar o meio ambiente? Aplicativos sustentáveis são a saída para você baixar diretamente em seu celular dicas e sugestões para construir hábitos menos prejudiciais ao meio ambiente. Conheça algumas opções:  

Manual de Etiqueta Sustentável - o aplicativo disponível para Android e iOS traz dicas para mudança de hábitos de forma simples, visando à redução dos impactos ambientais do dia a dia.

Sai desse banho - quanto tempo você leva no chuveiro? Para incentivar banhos mais rápidos, evitando o gasto abusivo de litros de água, o movimento Starts With You (SWU) criou um despertador ecológico que libera uma música muito irritante até que você desligue o aparelho e, consequentemente, saia do banho.

Cataki - precisa transportar materiais recicláveis? O aplicativo te ajuda a encontrar catadores mais próximos. Eles oferecem serviços como coleta de recicláveis, remoção de entulhos, remoção de móveis e outros itens mais volumosos.

Casa Virtual - esse é para quem deseja poupar o meio ambiente e o bolso. Controle o seu consumo de energia elétrica pelo aplicativo e calcule, em tempo real, quanto está gastando com eletrodomésticos e luz.

Yellow - repensar a maneira como você se locomove pode ser uma opção divertida. Deixe o carro em casa e alugue bicicletas ou patinetes para andar por aí. O aplicativo ainda oferece um mapa para que você identifique a Yellow mais próxima e já comece a usá-la.

Texto produzido em 05/04/2019

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados