Recicla Sampa - Tetra Pak recicla 449 mil toneladas de embalagens em cinco anos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Tetra Pak recicla 449 mil toneladas de embalagens em cinco anos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estratégia de logística reversa da empresa começou há mais de duas décadas. Foto: Wachiwit / shutterstock.com

Multinacional sueca especializada em embalagens, a Tetra Pak informa que coletou e reciclou nos últimos cinco anos 449 mil toneladas de caixas Longa Vida no Brasil.

De acordo com a empresa, o objetivo é liderar o reaproveitamento deste tipo de embalagem no país, tornando sustentável toda a cadeia de produtos do setor.

Ainda segundo a Tetra Pak, sua estratégia de logística reversa começou há mais de duas décadas, quando não existiam nem tecnologias para a reciclagem das caixas Longa Vida, nem cooperativa de catadores.

“No passado, ninguém separava as embalagens do lixo comum. A Tetra Pak investiu na construção de uma cadeia de reciclagem”, informa Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Esse modelo, explica Valéria, inclui a fabricação de um tipo de material com alta reciclabilidade, fator que viabiliza sua coleta e reciclagem em escala nacional.

Ao mesmo tempo, a empresa investe por meio do Projeto Conexões em 1500 cooperativas e na capacitação dos trabalhadores do setor.

“O gargalo está em chegar mais caixinhas nas cooperativas. Para isso, precisamos trazer o consumidor final para participar dessa cadeia”, afirma a diretora.

Como descartar embalagens Tetra Pak

Passar uma água nas embalagens Tetra Pak antes de descartar ajuda a remover resíduos de alimentos ou bebidas. Isso evita o surgimento de odores desagradáveis, o crescimento de bactérias e melhora a eficiência dos processos de reciclagem.

Além, claro, da questão principal, que é humanitária.

Afinal, trabalhar com recicláveis sujos e contaminados é péssimo para os coletores e profissionais das esteiras de separação. A maneira mais comum de lavar as Tetra Pak é enxaguá-las com água, de preferência de reuso.

Feito isso, certifique-se de remover completamente o líquido ou qualquer resíduo sólido da embalagem. Depois de lavadas, basta compactar para ganhar espaço no cesto de armazenamento, manter a tampa e fechar bem.

Atenção! Objetos muito pequenos se perdem nas esteiras de separação. Por isso, só separe a tampa da embalagem se você for doar para um projeto socioambiental.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024