11 de Janeiro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Multinacional sueca especializada em embalagens, a Tetra Pak informa que coletou e reciclou nos últimos cinco anos 449 mil toneladas de caixas Longa Vida no Brasil.
De acordo com a empresa, o objetivo é liderar o reaproveitamento deste tipo de embalagem no país, tornando sustentável toda a cadeia de produtos do setor.
Ainda segundo a Tetra Pak, sua estratégia de logística reversa começou há mais de duas décadas, quando não existiam nem tecnologias para a reciclagem das caixas Longa Vida, nem cooperativa de catadores.
“No passado, ninguém separava as embalagens do lixo comum. A Tetra Pak investiu na construção de uma cadeia de reciclagem”, informa Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.
Esse modelo, explica Valéria, inclui a fabricação de um tipo de material com alta reciclabilidade, fator que viabiliza sua coleta e reciclagem em escala nacional.
Ao mesmo tempo, a empresa investe por meio do Projeto Conexões em 1500 cooperativas e na capacitação dos trabalhadores do setor.
“O gargalo está em chegar mais caixinhas nas cooperativas. Para isso, precisamos trazer o consumidor final para participar dessa cadeia”, afirma a diretora.
Passar uma água nas embalagens Tetra Pak antes de descartar ajuda a remover resíduos de alimentos ou bebidas. Isso evita o surgimento de odores desagradáveis, o crescimento de bactérias e melhora a eficiência dos processos de reciclagem.
Além, claro, da questão principal, que é humanitária.
Afinal, trabalhar com recicláveis sujos e contaminados é péssimo para os coletores e profissionais das esteiras de separação. A maneira mais comum de lavar as Tetra Pak é enxaguá-las com água, de preferência de reuso.
Feito isso, certifique-se de remover completamente o líquido ou qualquer resíduo sólido da embalagem. Depois de lavadas, basta compactar para ganhar espaço no cesto de armazenamento, manter a tampa e fechar bem.
Atenção! Objetos muito pequenos se perdem nas esteiras de separação. Por isso, só separe a tampa da embalagem se você for doar para um projeto socioambiental.
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos