Recicla Sampa - Tramontina instala pontos de coleta de panelas em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Tramontina instala pontos de coleta de panelas em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto piloto de logística reversa aceita ferro, alumínio e aço inox de qualquer marca. Foto: SALMONNEGRO-STOCK / shutterstock.com

Famosa fabricante brasileira do setor, a Tramontina anunciou o início de um programa de logística reversa e instalou três pontos de coleta para descarte de panelas em São Paulo.

O projeto piloto é resultado de uma parceria entre a empresa e a startup Trashin, que será responsável por gerenciar a operação e a destinação adequada dos resíduos.

Importante destacar que além de panelas, os pontos de coleta também aceitam assadeiras, frigideiras, formas e fervedores da Tramontina e de outros fabricantes.

Não há restrição de materiais. Serão aceitos produtos em ferro, alumínio, aço inox e etc. Os endereços você encontra no fim deste texto.

A triagem será realizada por cooperativas de reciclagem e vai gerar renda para os colaboradores, que ainda vão passar por cursos de capacitação.  

Diretor responsável pelo Comitê Ambiental da Tramontina, Ademir Beal informa que as atividades do programa incluem não apenas a coleta, mas também a transformação dos resíduos em novos produtos.

“Neste momento, o material recolhido não voltará para a nossa fábrica. Ele será destinado para empresas homologadas e auditadas pelo nosso parceiro no projeto”, explica Beal.

Ainda segundo Beal, o objetivo inicial é entender o comportamento do consumidor e identificar possíveis oportunidades de ampliação da iniciativa.

Logística Reversa

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

Na prática, a logística reversa promove a coleta, o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos. Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos.

Consolidada em diferentes regiões do mundo, com destaque na Europa, essa importante prática vem ganhando espaço e adeptos a cada ano no Brasil.

Pontos de Coleta Tramontina Transforma

São Paulo | Store Morumbi
Av. Giovanni Gronchi, Shop Morumbi, 5930 – Vila Andrade
Telefone: (0xx11) 93233 1984

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart, 433 – Loja 0113, Piso Térreo – Vila Guilherme
Telefone: (0xx11) 91314-0971

Condomínio Quality House Lapa
Rua Jeroaquara, 406 – Lapa
Telefone: (0xx11) 94756-4503


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024