Trecho da Fernão Dias é recapeado com asfalto reciclado

12/07/2021

Imagem - Trecho da Fernão Dias é recapeado com asfalto reciclado. Foto: Divulgação

Trecho da Fernão Dias é recapeado com asfalto reciclado. Foto: Divulgação

Concessionária que administra a Fernão Dias (BR-381) entre as cidades de Contagem e Guarulhos, a Arteris anunciou na semana passada o início de um projeto inédito de recapeamento com asfalto reciclado em um trecho da rodovia no sul de Minas.

Segundo os técnicos da empresa, a obra é executada com uma tecnologia moderna, batizada de Pavimento Asfáltico Recuperado (Reclaimed Asphalt Paviment em inglês), que remove e reaproveita o asfalto antigo através de um processo de fresagem do pavimento.

A fresagem é feita a partir de grandes máquinas com peças no formato de dentição e consiste no corte de uma ou mais camadas do revestimento asfáltico ou de concreto por meio de fresas rotativas.

Ainda de acordo com a Arteris, além dos benefícios ambientais pela redução de resíduos gerados nos processos de produção, a tecnologia acelera a entrega das obras em até três vezes quando comparada às metodologias convencionais de manutenção de estradas.

Por exemplo, segmentos de até 50 metros de pista podem ser recuperados em apenas um dia, o que no método convencional demoraria cerca de sete, devido ao processo de cura entre as camadas.

“Em 2020, nós aplicamos o projeto em fase piloto em manutenções pontuais e conseguimos comprovar sua eficácia tanto na agilidade quanto na qualidade do processo de recuperação do pavimento. Para 2021, a previsão é atuar em 15 km de faixa da BR-381 com a metodologia”, conta Hugo Florêncio, coordenador de pavimento da concessionária

Trabalhadores executando o trabalho de recapeamento. Foto: Stockr / Shutterstock

Pavimento Asfáltico Recuperado

Pavimento Asfáltico Recuperado é o termo dado aos materiais de pavimentação reprocessados ​​contendo asfalto e agregados. Esses materiais são gerados quando os pavimentos são adequadamente removidos, triturados e peneirados.

Nesse material, são incorporados cimento, água e emulsão e tudo é misturado em temperatura ambiente. Após a usinagem, o produto está pronto para o uso e pode ser estocado por até 30 dias. Importante destacar que o asfalto reciclado possui desempenho e vida útil iguais ao de um pavimento reconstruído pelos métodos tradicionais.

Texto produzido em 12/07/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados