Recicla Sampa - USP é a universidade mais sustentável da América Latina
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

USP é a universidade mais sustentável da América Latina

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Instituições de 85 países foram avaliadas no UI GreenMetric World University Ranking 2023. Foto: Pedrojanoti / shutterstock.com

Divulgado durante a COP 28 em Dubai, o UI GreenMetric World University Ranking 2023 colocou a USP como a universidade mais sustentável da América Latina.

Em relação ao resto do mundo, a universidade aparece na oitava posição, atrás apenas de instituições europeias e norte-americanas.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha).

Os critérios de avaliação no ranking incluem a coleta de informações básicas sobre o tamanho da universidade e seu perfil de zoneamento; o grau de espaço verde, o consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono.

Também são contabilizados os sistemas de transporte, uso de água, gestão de resíduos, infraestrutura de configuração, energia e mudanças climáticas, além de programas de educação e pesquisa, políticas, ações e comunicação na área de sustentabilidade ambiental.

“Quanto mais perto do primeiro lugar chegamos, mais difícil fica, pois o ranking leva em conta desde o uso de energia até recursos naturais, educação e pesquisa. Por isso, a equipe da SGA fez um esforço muito grande de planejamento e acompanhamento de ações, buscando avançar no ranking”, explica Patricia Lemos, superintendente de Gestão Ambiental da USP.

GreenMetric World University Ranking

O UI GreenMetric World University Ranking foi criado em 2010 pela Universidade da Indonésia. Na edição de 2023, mais de mil instituições de 85 países foram avaliadas e a USP obteve 9.425 pontos dos 10 mil possíveis.

Para o professor Tadeu Fabricio Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), membro da SGA e responsável pelo preenchimento dos formulários do GreenMetric, a questão da sustentabilidade já vem sendo implementada há muitos anos e dá como exemplo o USP Recicla, com mais de uma década de existência.

“A diversidade entre os campi e os contextos específicos de cada um permitem a possibilidade de experimentar ações bastante diversas e com o engajamento da comunidade como um todo, o que fortalece os indicadores e reflete a maturidade da Universidade nesse contexto”, comentou Tadeu.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024