Recicla Sampa - USP é a universidade mais sustentável da América Latina
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

USP é a universidade mais sustentável da América Latina

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Instituições de 85 países foram avaliadas no UI GreenMetric World University Ranking 2023. Foto: Pedrojanoti / shutterstock.com

Divulgado durante a COP 28 em Dubai, o UI GreenMetric World University Ranking 2023 colocou a USP como a universidade mais sustentável da América Latina.

Em relação ao resto do mundo, a universidade aparece na oitava posição, atrás apenas de instituições europeias e norte-americanas.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha).

Os critérios de avaliação no ranking incluem a coleta de informações básicas sobre o tamanho da universidade e seu perfil de zoneamento; o grau de espaço verde, o consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono.

Também são contabilizados os sistemas de transporte, uso de água, gestão de resíduos, infraestrutura de configuração, energia e mudanças climáticas, além de programas de educação e pesquisa, políticas, ações e comunicação na área de sustentabilidade ambiental.

“Quanto mais perto do primeiro lugar chegamos, mais difícil fica, pois o ranking leva em conta desde o uso de energia até recursos naturais, educação e pesquisa. Por isso, a equipe da SGA fez um esforço muito grande de planejamento e acompanhamento de ações, buscando avançar no ranking”, explica Patricia Lemos, superintendente de Gestão Ambiental da USP.

GreenMetric World University Ranking

O UI GreenMetric World University Ranking foi criado em 2010 pela Universidade da Indonésia. Na edição de 2023, mais de mil instituições de 85 países foram avaliadas e a USP obteve 9.425 pontos dos 10 mil possíveis.

Para o professor Tadeu Fabricio Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), membro da SGA e responsável pelo preenchimento dos formulários do GreenMetric, a questão da sustentabilidade já vem sendo implementada há muitos anos e dá como exemplo o USP Recicla, com mais de uma década de existência.

“A diversidade entre os campi e os contextos específicos de cada um permitem a possibilidade de experimentar ações bastante diversas e com o engajamento da comunidade como um todo, o que fortalece os indicadores e reflete a maturidade da Universidade nesse contexto”, comentou Tadeu.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024