Recicla Sampa - USP é a universidade mais sustentável da América Latina
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

USP é a universidade mais sustentável da América Latina

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Instituições de 85 países foram avaliadas no UI GreenMetric World University Ranking 2023. Foto: Pedrojanoti / shutterstock.com

Divulgado durante a COP 28 em Dubai, o UI GreenMetric World University Ranking 2023 colocou a USP como a universidade mais sustentável da América Latina.

Em relação ao resto do mundo, a universidade aparece na oitava posição, atrás apenas de instituições europeias e norte-americanas.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade Nottingham Trent (Reino Unido) e a Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha).

Os critérios de avaliação no ranking incluem a coleta de informações básicas sobre o tamanho da universidade e seu perfil de zoneamento; o grau de espaço verde, o consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono.

Também são contabilizados os sistemas de transporte, uso de água, gestão de resíduos, infraestrutura de configuração, energia e mudanças climáticas, além de programas de educação e pesquisa, políticas, ações e comunicação na área de sustentabilidade ambiental.

“Quanto mais perto do primeiro lugar chegamos, mais difícil fica, pois o ranking leva em conta desde o uso de energia até recursos naturais, educação e pesquisa. Por isso, a equipe da SGA fez um esforço muito grande de planejamento e acompanhamento de ações, buscando avançar no ranking”, explica Patricia Lemos, superintendente de Gestão Ambiental da USP.

GreenMetric World University Ranking

O UI GreenMetric World University Ranking foi criado em 2010 pela Universidade da Indonésia. Na edição de 2023, mais de mil instituições de 85 países foram avaliadas e a USP obteve 9.425 pontos dos 10 mil possíveis.

Para o professor Tadeu Fabricio Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), membro da SGA e responsável pelo preenchimento dos formulários do GreenMetric, a questão da sustentabilidade já vem sendo implementada há muitos anos e dá como exemplo o USP Recicla, com mais de uma década de existência.

“A diversidade entre os campi e os contextos específicos de cada um permitem a possibilidade de experimentar ações bastante diversas e com o engajamento da comunidade como um todo, o que fortalece os indicadores e reflete a maturidade da Universidade nesse contexto”, comentou Tadeu.


Últimas

Notícias

Catadores discutem inclusão no mercado de carbono em Brasília

Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões

05/11/2025
Notícias

Saiba como denunciar descarte irregular de entulho em SP

Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática

03/11/2025
Notícias

Reciclagem pode conter avanço das bebidas falsificadas

Logística reversa é ferramenta fundamental para barrar uso irregular de garrafas

31/10/2025
Notícias

Microplásticos estão em 70% das praias brasileiras, revela estudo

Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes

29/10/2025