07 de Novembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Até o próximo dia 30 de novembro, em onze estações do Metrô de São Paulo será possível encontrar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte gratuito de lixo eletrônico.
A iniciativa acontece em parceria entre a Green Eletron, a Coopermiti, o Metrô de São Paulo e a Virada Sustentável, considerado o principal evento de sustentabilidade ambiental do Brasil, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro na capital paulista.
Alguns exemplos de resíduos eletrônicos que serão aceitos são secadores, chapinhas, celulares, tablets, laptops, monitores, controles remotos, carregadores, pilhas e baterias, cabos e plugs, além de fones de ouvido.
Ou seja, considere itens de tamanho igual ou menor que um laptop. Vale lembrar que além dos resíduos eletrônicos de pequeno porte, as urnas também aceitam pilhas e baterias.
Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, microondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, chapinhas e secadores de cabelo, brinquedos infantis, entre outros exemplos.
Pilhas, baterias, CDs e DVDs, em função de sua composição, também entram na categoria de eletrolixo. Todos os aparelhos eletrônicos podem ser reciclados e o eletrolixo muitas vezes contém metais nobres e valiosos.
Um exemplo é o ouro presente nos telefones celulares. Também é possível extrair prata, cobre e zinco. Isso sem contar o plástico das capas protetoras de aparelhos, consoles, computadores e eletrodomésticos em geral.
Confira abaixo as estações com PEVs do lixo eletrônico
Linha 1 - Azul (Jabaquara, Luz, Saúde, Pátio Jabaquara - Bloco N)
Linha 2 - Verde: (Clínicas, Tamanduateí, Sacomã)
Linha 3 - Vermelha: (Praça da Sé e Tatuapé)
Linha 15 - Prata: (São Mateus e Vila Prudente)
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF
Uma tonelada de resíduos evita a emissão de duas toneladas de gases na atmosfera
Concessionárias instalaram 600 Pontos de Entrega Voluntária nos 96 distritos da capital