02 de Setembro de 2021,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A décima primeira edição da Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do Brasil, começa nesta quinta-feira (2) e estende-se até o próximo dia 22 de setembro com eventos on-line e presenciais, além de intervenções em diferentes pontos da região metropolitana de São Paulo.
De acordo com a organização do evento, o formato híbrido repete o sucesso do ano passado e possibilita a participação de cidadãos de todo o país nas atividades. Os eventos presenciais serão transmitidos pelas redes e terão público limitado.
Em 2021, a hashtag #MinhaMensagem norteia as ações do festival. A campanha apresenta frases construídas por 100 organizações da sociedade civil, que estamparão o mobiliário urbano, escadas de estações do metrô, prédios e CEUs com reflexões para um mundo pós-pandemia.
Além das intervenções nas escadas, de 2 a 22 de setembro, dez estações do Metrô (Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus) serão pontos de coleta de eletroeletrônicos e pilhas, que ganharão destino adequado no ciclo da reciclagem.
O famoso Fórum Virada terá uma palestra do economista estadunidense Jeffrey Sachs com suas mensagens para um futuro mais sustentável. Shows gratuitos de Gal Costa e Lenine também incluem a programação.
Destaque para o Centro Cultural SP. Com mais de 50 atividades, o festival leva mostras de teatro infantil, circo, dança, performances, música instrumental, contações de história, exposições e iniciativas de promoção de bem-estar. A capacidade de público está condicionada às normas sanitárias vigentes no dia.
Já a Ponte Estaiada recebe o balé aéreo da CIA BASE e no dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, a Virada Sustentável e a Virada Zen promovem o Amanhã da Paz, momento de meditação global que reúne mais de 300 lideranças em prol da cultura de paz.
“Nessa Virada, a cidade é nosso mural. Nosso objetivo é alcançar toda a população com mensagens positivas e de reflexão para que possamos sair da pandemia com um pensamento voltado à sustentabilidade”, conta André Palhano, um dos fundadores da Virada Sustentável.
Confira a programação completa da 11ª edição da Virada Sustentável.
Texto produzido em 2/9/2021
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país