12 documentários para quem deseja adotar práticas sustentáveis

24/05/2019

Imagem - Foto: Laura Lee Moreau / Unsplash

Foto: Laura Lee Moreau / Unsplash

1. Trashed – Para onde vai nosso lixo

Cuidado! Esse documentário tem alto teor de convencimento. Muitos ativistas ambientais dizem que foi a partir dessa obra que começaram a se interessar de verdade em salvar o planeta e dar um melhor destino para os resíduos de casa. O ator inglês, Jeremy Irons, percorre o mundo para mostrar os impactos do lixo no mundo. É impressionante a quantidade de materiais que são destinados de forma incorreta, o descaso da sociedade em administrar os aterros sanitários e o aumento dos lixões irregulares em alguns países.

O Líbano, por exemplo, tem um lixão na praia e os resíduos caem no oceano. O documentário é de 2012 e tem aproximadamente 1 hora de duração. Foi selecionado para concorrer no Festival de Cannes, na França. É extremamente informativo e vale muito a pena assistir! Assista ao trailer aqui.

 

2. Plastic China

A China é a maior importadora de plástico do mundo e os transforma em novos produtos para revendê-los. Nesse enredo, o documentário mostra a história de uma família chinesa que sobrevive da venda desses resíduos. A personagem principal é Yi-Jie, uma menina de 11 anos, sem escola, cuja família trabalha em uma típica oficina de reciclagem plástica. Apesar de todas as dificuldades financeiras, a criança é extremamente global e aprende sobre o mundo exterior a partir do lixo. Seja o pó de café forte que experimenta nos resíduos ou as palavras em inglês que absorve nas embalagens dos americanos.

Suas melhores amigas para conversar são as bonecas quebradas que chegam para reciclagem. O clímax do filme está em descobrir se Yi-Jin conseguirá frequentar a escola, maior sonho de sua vida, ou seguir sem estudos trabalhando no recolhimento do plástico, assim como seus pais. A obra é de 2016 e ganhou vários prêmios internacionais. Se interessou? Assista a uma amostra da película aqui.

 

3. Midway, de Cris Jordan

Midway não é um documentário, mas sim uma série fotográfica de Chris Jordan que retrata aves que confundem pequenos lixos com comida. As fotos são chocantes, principalmente a dos filhotes de albatrozes, que foram alimentados pelos pais com os resíduos flutuantes do mar. Para assistir ao trailer, clique aqui.

 

4. Lixo Extraordinário

O documentário é gravado em um dos aterros mais controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias (RJ) e conta a  história de sete catadores que transformam o lixo em arte com a ajuda do artista plástico Vik Muniz. As artes são belíssimas e nem dá para acreditar que são feitas de resíduos. Quer saber um pouco mais? Clique aqui para ver o trailer.

 

5. Estamira

Conta a história de Estamira Gomes de Sousa, uma mulher de 63 anos que trabalha há 20 no aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). O local recebe, diariamente, 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Além de trabalhar no local, o aterro também é a moradia da personagem. Para saber um pouco mais, assista a uma breve introdução do documentário aqui.

 

6. Bag It the movie!


O documentário faz refletir sobre o uso do plástico. A obra traz a realidade dos americanos que usam 60 mil sacolas plásticas a cada cinco minutos. Para onde vão essas sacolas? Do que são feitos os sacos? É realmente necessário usar? Foram essas as indagações que levaram o americano Jeb Berrier a investigar o assunto e que culminou na produção do documentário. Vale a pena assistir à jornada de Jeb e refletir se realmente é necessário o uso de sacolas plásticas. Veja o trailer aqui.

 

7. Homem Sem Impacto

O nova-iorquino Colin Beavan e sua família decidem provar que é possível ser mais sustentável em uma das cidades mais consumistas dos EUA. Eles decidem largar o uso da eletricidade, deixar de comprar comida enlatada e roupas novas e de usar o carro. Então, começaram a consumir alimentos orgânicos, reciclar roupas e andar a pé ou de bicicleta. O documentário faz pensar que é possível fazer escolhas mais corretas para o meio ambiente em qualquer lugar do mundo, inclusive nas grandes metrópoles. A filmagem é de 2009 e o trailer pode ser acessado nesse link.

 

8. Blue Vinyl

O documentário conta a história real da preocupação da diretora da obra, Judith Helfand, depois que os pais decidiram cobrir a casa com plástico vinil. Ela vai até a maior fábrica de plástico nos EUA, visita as comunidades locais que usam o plástico e descobre que as pessoas já sabem os efeitos nocivos do material para a saúde e, mesmo assim, não fazem questão de substituir os materiais.

Então, Helfand cava mais fundo e descobre Elaine Ross, cujo marido morreu por trabalhar na fabricação de plástico. A obra se desenrola a partir de várias descobertas entre o uso do plástico e os riscos que causa à saúde humana. A obra ganhou prêmios internacionais e vale a pena assistir, analise a síntese da obra aqui

 

9. Elemental

Elemental é um filme premiadíssimo, que retrata a jornada de três pessoas, que tentam salvar os recursos naturais em três países diferentes. O primeiro é um funcionário do governo indiano que luta para salvar a vida do rio Ganges. O segundo é um canadense que trava uma batalha contra a maior fábrica poluente de petróleo e, finalmente, há um australiano que criou um sistema revolucionário que pode ajudar a diminuir os efeitos do aquecimento global. Para mais detalhes da obra, assista aqui.

 

10. 2012: Tempo de mudança

O documentário é dirigido pelo brasileiro João Amorim e narra o trabalho de pesquisa do jornalista Daniel Pinchbeck para solucionar o colapso ambiental que podemos estar vivendo. O profissional chega à conclusão de que a chave para mudança é sair do modo de pensamento do “coletivo individual” e começar a tomar atitudes que façam bem de fato a um grupo de pessoas. O filme entrevista ambientalistas, cientistas que desenvolveram soluções para salvar o planeta e pessoas comuns. Se interessou? Assista a uma breve introdução aqui.

 

11. Home, nosso planeta, nossa casa

A obra é bem clara. Mostra em 98 minutos como a existência humana degradou o planeta Terra. O documentário começa com imagens fascinantes do mundo para depois analisar que num período de 200 anos o ser humano conseguiu danificar seu habitat natural. Para mais detalhes, assista o trailer aqui.

 

12. Uma verdade inconveniente

Ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, procura falar com frequência sobre os perigos do aquecimento global do planeta a fim de conscientizar a população. Em uma dessas palestras, estava o diretor Daves Guggenheim que ficou tão impressionado com a apresentação, que decidiu fazer um documentário sobre ela. A obra é uma das mais conhecidas do mundo sobre meio ambiente. Para saber um pouquinho mais, assista a uma breve introdução aqui.

 

Fontes: Trashed – No place for waste; Plastic China; Colin Beavan; Blue Vinyl; Chris Jordan; Adoro Cinema; Downtown Filmes; Adoro Cinema (Estamira); Bag It movie; Elemental; Adoro Cinema (Tempo de Mudança); Green Travel Life; Adoro Cinema (Uma verdade incoveniente)

 

Texto produzido em 13/10/2018

 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados