02 de Janeiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com apoio de 17 grandes empresas, a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) impulsionou nos últimos sete anos a reciclagem no país.
De acordo com dados divulgados recentemente, por meio do programa Reciclar Pelo Brasil, a entidade recuperou no período cerca de 766 mil toneladas de lixo reciclável.
A iniciativa tem como objetivo aumentar o volume de resíduos reciclados, ampliar o faturamento de cooperativas e associações, e melhorar a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos.
“Dedicado ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa se baseia em transparência, responsabilidade e foco nos resultados”, informa a ANCAT em seu site.
A plataforma atua com assessoramento técnico e investimentos diretos nas cooperativas selecionadas para a qualificação da atividade e o desenvolvimento econômico das organizações.
Seus eixos de desenvolvimento são: gestão de pessoas, regularização jurídica e contábil, gestão administrativa e financeira, gestão operacional e de produção, vitalidade associativa, infraestrutura e equipamentos, relacionamento externo e parcerias.
De maneira colaborativa, os participantes definem as estratégias de atuação e suas ações são organizadas e executadas pela ANCAT, responsável por capitanear o projeto.
Atualmente, o Reciclar pelo Brasil é considerado o maior programa de logística reversa inclusiva do país, já está presente nos 27 estados e comercializou R$ 429 milhões em materiais recicláveis.
Desde 2017, foram 28 mil catadores e catadoras impactados pelo programa, sendo a maioria mulheres (55%).
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista
Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil