29 de Dezembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Antes de qualquer coisa, é importante destacar que embalagens longa vida são 100% reaproveitáveis e devem ser descartadas no lixo reciclável!
A gente sabe que pode parecer uma informação meio “batida”, mas ainda há gente que tem dúvidas sobre a possibilidade de reciclagem deste tipo de resíduo.
As embalagens longa vida são uma mão na roda. Elas protegem os alimentos de agentes externos e favorecem o transporte e o armazenamento por longos períodos de produtos como leite, sucos e outras bebidas.
A embalagem é composta por várias camadas, confeccionadas com três materiais diferentes: papel, plástico e metal, o que torna a reciclagem um pouco mais complexa.
O papel é predominante e suas fibras, quando recicladas, são utilizadas na fabricação de caixas de ovos, papelões ou em outra embalagem cartonada.
Já o plástico e o metal podem ser reciclados juntos ou separados.
Algumas empresas optam por fazer a reciclagem desses materiais em conjunto para confecção de telhas resistentes e impermeáveis, por exemplo.
Para facilitar o processo e evitar odores, basta retirar por completo o líquido de dentro da embalagem ou lavá-la com água de reúso.
Depois, é só separar a tampa e amassar para diminuir o volume no seu cesto de recicláveis.
Assuma a responsabilidade pelos resíduos que você gera! Faça sua parte!
Texto produzido em 29/12/2021
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos