Embalagens longa vida são recicláveis sim!

17/08/2018

As embalagens longa vida surgiram com o objetivo de facilitar a vida da população, já que protegem os alimentos de agentes externos e favorecem o transporte e o armazenamento de produtos como leite, sucos e outras bebidas. Porém, a embalagem é composta por várias camadas, confeccionadas com três materiais diferentes: papel, plástico e metal, o que torna a reciclagem um pouco mais complexa.

No processo é utilizado água, o que ajuda a separar as camadas de materiais. O papel é predominante na embalagem e suas fibras que foram recicladas podem ser utilizadas na fabricação de caixas de ovos, papelões ondulados ou até mesmo outra embalagem cartonada. Já o plástico e o metal podem ser reciclados juntos ou separados. Algumas empresas optam por fazer a reciclagem desses materiais em conjunto para confecção de telhas resistentes e impermeáveis, por exemplo.

Mesmo assim, é importante saber que esse resíduo deve sempre ser descartado limpo no lixo reciclável e não no lixo comum. Para facilitar o processo e evitar odores, basta retirar por completo o líquido de dentro da embalagem ou lavar a embalagem com água de reúso. Depois separe a tampa e amasse para diminuir o volume. Embalagens longa vida são recicláveis sim!

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados