09 de Agosto de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com foco na formação de jovens nas técnicas da arte vítrea, o Projeto Através do Vidro promove oficinas gratuitas até o próximo mês de outubro nas regiões de Paraisópolis e Parelheiros, zona sul da capital paulista.
As oficinas começaram em julho, irão beneficiar 80 pessoas e seguem o conceito do UpCycling, técnica que propõe o reaproveitamento de objetos antigos ou descartados para criar novos produtos.
Esse preceito é seguido também pela idealizadora do projeto, a artista plástica Débora Muszkat, em suas obras desde 1984. Ao longo de sua trajetória, a arte-educadora escolheu o vidro como principal matéria de trabalho e pesquisa e aplicou isso no projeto.
Em sua terceira edição, o Através do Vidro vem com uma pegada ainda mais social e promove a doação de um forno para que os alunos das duas comunidades transformem o conhecimento adquirido em fonte de renda com a produção e venda dos seus próprios produtos.
Durante o curso, os participantes aprenderão a desenvolver processos de criação e produção de objetos artísticos, do design e da arquitetura, por meio de oficinas com técnicas de manipulação de vidro a frio, altas e baixas temperaturas.
A expectativa é de que a profissionalização amplie as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a iniciativa ainda conta com auxílio do G10 Favelas, organização que leva o empreendedorismo às dez maiores favelas do Brasil.
“Queremos cumprir a missão de democratizar o conhecimento da arte vítrea, promovendo valores e ampliando a cadeia produtiva. E, através do ensino, criar reflexos de uma sociedade sustentável”, explica a artista.
Apesar das aulas já terem começado, a iniciativa ainda segue com inscrições abertas até o preenchimento dos 80 alunos previstos.
Clique aqui e faça sua inscrição no Através do Vidro.
Texto produzido em 9/8/2021
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame