09 de Agosto de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com foco na formação de jovens nas técnicas da arte vítrea, o Projeto Através do Vidro promove oficinas gratuitas até o próximo mês de outubro nas regiões de Paraisópolis e Parelheiros, zona sul da capital paulista.
As oficinas começaram em julho, irão beneficiar 80 pessoas e seguem o conceito do UpCycling, técnica que propõe o reaproveitamento de objetos antigos ou descartados para criar novos produtos.
Esse preceito é seguido também pela idealizadora do projeto, a artista plástica Débora Muszkat, em suas obras desde 1984. Ao longo de sua trajetória, a arte-educadora escolheu o vidro como principal matéria de trabalho e pesquisa e aplicou isso no projeto.
Em sua terceira edição, o Através do Vidro vem com uma pegada ainda mais social e promove a doação de um forno para que os alunos das duas comunidades transformem o conhecimento adquirido em fonte de renda com a produção e venda dos seus próprios produtos.
Durante o curso, os participantes aprenderão a desenvolver processos de criação e produção de objetos artísticos, do design e da arquitetura, por meio de oficinas com técnicas de manipulação de vidro a frio, altas e baixas temperaturas.
A expectativa é de que a profissionalização amplie as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a iniciativa ainda conta com auxílio do G10 Favelas, organização que leva o empreendedorismo às dez maiores favelas do Brasil.
“Queremos cumprir a missão de democratizar o conhecimento da arte vítrea, promovendo valores e ampliando a cadeia produtiva. E, através do ensino, criar reflexos de uma sociedade sustentável”, explica a artista.
Apesar das aulas já terem começado, a iniciativa ainda segue com inscrições abertas até o preenchimento dos 80 alunos previstos.
Clique aqui e faça sua inscrição no Através do Vidro.
Texto produzido em 9/8/2021
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo