03 de Junho de 2021,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Associação de Ex-Bolsistas da Japan International Cooperation Agency (ABJICA) promove nesta quinta-feira (3/6) um bate-papo online com o tema Resíduos e Programas Sociais da Cidade de São Paulo.
O encontro virtual conta com a participação de Monty Dahan, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), de Flávio Nakaoka, presidente da ABJICA, assessor ambiental do SAESA e idealizador do PMMA, e da bolsista Márcia Metran, diretora de Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABJICA.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais do Youtube e do Facebook da instituição e tem como objetivo apresentar e debater os desafios e as soluções dos programas socioambientais voltados para as cooperativas da capital.
A Prefeitura de São Paulo tem um trabalho específico voltado para a inserção das cooperativas de agentes ambientais, popularmente conhecidos como “catadores de lixo reciclável”, no sistema de limpeza urbana da cidade.
Um dos exemplos dessa iniciativa, que inclui outros programas e projetos, é o direcionamento dos resíduos coletados pelos caminhões de coleta para as Centrais de Triagem dessas cooperativas e para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem do município (Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena).
Mesmo as Centrais Mecanizadas de Triagem, com seus maquinários de seleção, têm as cooperativas administrando tudo o que é coletado. Os materiais são vendidos e o resultado financeiro é revertido para os cooperados.
Atualmente, mais de 900 famílias associadas às 25 cooperativas habilitadas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva são beneficiadas.
Caso na Lagoa Rodrigo de Freitas expõe impacto do plástico nos ecossistemas
Governo lança diretrizes para enfrentar o lixo plástico e recuperar ecossistemas aquáticos
Projeto conta com 912 contêineres e com caminhões movidos a biometano
Redes varejistas ampliam logística reversa; consumidores podem descartar sem custo