Recicla Sampa - Cada coletor de lixo reciclável recolhe 1,6 tonelada por mês
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cada coletor de lixo reciclável recolhe 1,6 tonelada por mês

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Agente ambiental trabalha no Centro de São Paulo. Foto: @role_sp

Popularmente conhecidos como catadores de lixo, os agentes ambientais da coleta de resíduos urbanos desempenham um papel fundamental no funcionamento das cidades, principalmente em grandes metrópoles como a capital paulista.

Bastaria apenas alguns dias sem a presença deles nas ruas para que a cidade entrasse em colapso sanitário e se transformasse em um lixão a céu aberto, com centenas de toneladas de lixo comum e reciclável espalhados pelas ruas e calçadas.

Para se ter uma ideia da importância desses profissionais, um levantamento recente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) apontou que um agente ambiental recolhe, em média, aproximadamente 1,6 tonelada de lixo reciclável por mês.

A estimativa equivale a 144 mil latinhas (350ml) de alumínio, 1860 caixas de papelão, 32 mil garrafas PET de 2 litros e oito mil garrafas (355ml) de vidro por mês.

Já o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis estima 800 mil catadores e catadoras em atividade no país. Cerca de 70% são mulheres. O Atlas do Plástico de 2020 informa que há 1.700 cooperativas especializadas em coleta de lixo reciclável no Brasil.

Em São Paulo, por exemplo, cerca de 900 famílias estão associadas às 25 cooperativas habilitadas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.

Durante a pandemia, o trabalho desses profissionais ganhou ainda mais relevância, sobretudo por coletarem embalagens com superfícies lisas que permitem que o vírus seja transportado com persistência de até cinco dias, segundo estudo do conceituado Journal of Hospital Infection.

Apesar de todas as dificuldades e riscos, nossos guerreiros coletores seguiram na atividade, cumprindo um importante papel na linha de frente do combate ao vírus e garantindo uma cidade limpa para a população em quarentena.

Muitas vezes tratados com preconceito e desprezo, esses profissionais, verdadeiros heróis, precisam ser valorizados. Já passou da hora de serem reconhecidos e respeitados pela sociedade.

Texto produzido em 20/8/2021


Últimas

Notícias

Tecnologia impulsiona economia circular na Índia

Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores

25/08/2025
Notícias

Brasil reciclou 97% das latinhas de alumínio em 2024

Dado se sustenta, sobretudo, por meio das mãos dos catadores autônomos

22/08/2025
Dicas de Reciclagem

Adesivos e rótulos: tirar ou não antes de descartar?

Confira as orientações da Federação Paulista das Cooperativas de Reciclagem

21/08/2025
Notícias

Negociações do Tratado Mundial do Plástico terminam sem consenso

Indústria petroquímica e países produtores travam avanço do acordo global na ONU

20/08/2025