Recicla Sampa - Cada quilômetro de praia no Brasil tem 18 mil resíduos plásticos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cada quilômetro de praia no Brasil tem 18 mil resíduos plásticos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Levantamento indica que plásticos e bitucas são as principais fontes de poluição marinha. Foto: Davi Correa / shutterstock.com

Segundo a pesquisa Lixo Fora D’Água, a cada oito quilômetros, os banhistas brasileiros vão se deparar com 150 mil resíduos plásticos, cerca de 18 mil por quilômetro.

Ainda de acordo com o levantamento, nos mesmos oito quilômetros, foram detectados cerca de 200 mil bitucas, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, sete mil palitos de sorvete e churrasco, além de 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

Em andamento desde 2018, o Lixo Fora D’Água identificou que as três principais fontes de poluição marinha são as comunidades nas áreas de palafitas, os canais de drenagem que atravessam a malha urbana e a própria orla da praia em sua faixa de areia.

De acordo com o estudo, além das bitucas, os resíduos mais encontrados nas praias são os materiais plásticos e o isopor: plástico filme, pequenos tubos plásticos, hastes plásticas e isopor (52,5%); a bituca de cigarro, responsável por 40,4% do lixo coletado; e borracha, metal, madeiras, embalagens e outros (7,11%).

Portanto, se você é fumante e vai à praia agora no Verão, por favor, leve seu cinzeiro e em hipótese nenhuma descarte as bitucas na areia, na costeira ou no oceano.

Além do nocivo impacto ambiental nas águas, os animais marinhos confundem esses resíduos com alimentos e acabam morrendo, ou por intoxicação ou por inanição.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024