Recicla Sampa - Projeto EcoEducAção transforma relação com o lixo em Ubatuba
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto EcoEducAção transforma relação com o lixo em Ubatuba

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada.

Com foco na sustentabilidade e na mobilização comunitária, o projeto EcoEducAção Almada mudou a forma como a comunidade da paradisíaca praia da Almada, em Ubatuba (SP), lida com o lixo.

Somente no último ano, cerca de 20 toneladas de resíduos foram coletadas na região e tiveram destinação ambientalmente adequada, graças à articulação entre moradores, voluntários e a cooperativa Coco e Cia Reciclagem, especializada em reaproveitamento de materiais.

De acordo com os idealizadores, a ação nasceu da campanha Vamos Cuidar da Nossa Almada, promovida pela associação de moradores local, que incentivou o consumo consciente e criou um sistema de gestão compartilhada de resíduos.

Ainda segundo o pessoal da Associação de Moradores da Almada (AMA), um dos marcos do projeto foi a instalação de um grande Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que ofereceu à população e aos turistas uma opção de descarte correto do lixo.

Além do trabalho de coleta seletiva, o projeto ainda promove oficinas educativas, rodas de conversa, visitas domiciliares, instalação de composteiras, entrega de kits ecológicos e lixeiras.

O foco é a educação ambiental crítica, que inclui também ações com estudantes das escolas públicas da região Norte de Ubatuba.

A proposta valoriza a arte-educação e a participação comunitária como ferramentas para repensar hábitos e cuidar do território.


Últimas

Notícias

Cooperativa Crescer aumenta produção em 20% após investimentos

Resultado dos últimos três meses reflete aportes da Lei de Incentivo à Reciclagem

15/10/2026
Dicas de Reciclagem

Descarte irregular de agulhas expõe catadores a acidentes

Resíduos de saúde não podem ser descartados no lixo comum ou reciclável

13/10/2026
Notícias

Menos de 5% das empresas cumprem lei de reciclagem de eletrônicos

Apenas 192 das cerca de quatro mil organizações participam da logística reversa no país

11/10/2026
Notícias

Reciclagem de embalagens plásticas avança no Brasil

Levantamento aponta índice de 31,4% e destaca participação das cooperativas no setor

09/10/2026