14 de Julho de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com foco na sustentabilidade e na mobilização comunitária, o projeto EcoEducAção Almada mudou a forma como a comunidade da paradisíaca praia da Almada, em Ubatuba (SP), lida com o lixo.
Somente no último ano, cerca de 20 toneladas de resíduos foram coletadas na região e tiveram destinação ambientalmente adequada, graças à articulação entre moradores, voluntários e a cooperativa Coco e Cia Reciclagem, especializada em reaproveitamento de materiais.
De acordo com os idealizadores, a ação nasceu da campanha Vamos Cuidar da Nossa Almada, promovida pela associação de moradores local, que incentivou o consumo consciente e criou um sistema de gestão compartilhada de resíduos.
Ainda segundo o pessoal da Associação de Moradores da Almada (AMA), um dos marcos do projeto foi a instalação de um grande Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que ofereceu à população e aos turistas uma opção de descarte correto do lixo.
Além do trabalho de coleta seletiva, o projeto ainda promove oficinas educativas, rodas de conversa, visitas domiciliares, instalação de composteiras, entrega de kits ecológicos e lixeiras.
O foco é a educação ambiental crítica, que inclui também ações com estudantes das escolas públicas da região Norte de Ubatuba.
A proposta valoriza a arte-educação e a participação comunitária como ferramentas para repensar hábitos e cuidar do território.
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano