Recicla Sampa - Cafeteria em Londres troca resíduos de clientes por comida
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cafeteria em Londres troca resíduos de clientes por comida

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Local também ofereceu aos clientes dicas de reciclagem e formas de diminuir a quantidade de lixo produzido no dia a dia. Foto: Ecover

Moradores de Londres se depararam com uma proposta inovadora voltada à conscientização e reflexão sobre o uso de embalagens plásticas e materiais não-recicláveis na cidade. Uma cafeteria pop-up (temporária), batizada de Rubbish Café (Café Lixo, em português), lançou uma ação de dois dias, incentivando os frequentadores a levarem seus resíduos recicláveis até o estabelecimento em troca de uma refeição grátis.

Situada no bairro de Covent Garden, o espaço criado pela empresa Ecover teve como objetivo educar os moradores da região sobre o real valor do lixo.

“O problema com os plásticos descartáveis é que criamos algo que dura anos e anos no meio ambiente e que não tem mais valor para as pessoas. Nós queremos questionar a cultura de dispositivos de uso único e descarte”, declarou Tom Domen, líder de inovação global da organização em um vídeo para o site americano Now This.

Sem fugir da proposta ecológica, o cardápio sustentável da instalação foi desenvolvido pelo chef Tom Hunt, conhecido por seu ativismo sobre alimentação natural e o desperdício de alimentos. A decoração ficou por conta do artista Max McMurdo, que utiliza técnicas de upcycling, método que dá nova função a objetos já utilizados. O local também ofereceu dicas aos consumidores sobre reciclagem e formas de diminuir a quantidade de rejeitos produzidos.

Idealizadora do projeto, a Ecover é uma companhia belga, que trabalha com produtos de limpeza naturais. Todos os itens plásticos produzidos pela marca para a confecção de seus recipientes foram coletados do oceano. Uma de suas metas é que, até 2020, todo plástico gerado pela entidade seja reciclado.

A instituição também estuda o uso de insumos biodegradáveis em suas fabricações, além da implantação de um sistema de refil em sua produção. Já o Rubbish Café deve passar por outras cidades além da capital britânica, disseminando informação a respeito do uso e descarte de materiais. A agência londrina Campaign fez um vídeo mostrando um pouco da instalação. Clique aqui e confira!

Fontes: Razões Para Acreditar, Follow The Colors

Texto produzido em 22/08/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024