23 de Janeiro de 2020,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Moradores de Londres se depararam com uma proposta inovadora voltada à conscientização e reflexão sobre o uso de embalagens plásticas e materiais não-recicláveis na cidade. Uma cafeteria pop-up (temporária), batizada de Rubbish Café (Café Lixo, em português), lançou uma ação de dois dias, incentivando os frequentadores a levarem seus resíduos recicláveis até o estabelecimento em troca de uma refeição grátis.
Situada no bairro de Covent Garden, o espaço criado pela empresa Ecover teve como objetivo educar os moradores da região sobre o real valor do lixo.
“O problema com os plásticos descartáveis é que criamos algo que dura anos e anos no meio ambiente e que não tem mais valor para as pessoas. Nós queremos questionar a cultura de dispositivos de uso único e descarte”, declarou Tom Domen, líder de inovação global da organização em um vídeo para o site americano Now This.
Sem fugir da proposta ecológica, o cardápio sustentável da instalação foi desenvolvido pelo chef Tom Hunt, conhecido por seu ativismo sobre alimentação natural e o desperdício de alimentos. A decoração ficou por conta do artista Max McMurdo, que utiliza técnicas de upcycling, método que dá nova função a objetos já utilizados. O local também ofereceu dicas aos consumidores sobre reciclagem e formas de diminuir a quantidade de rejeitos produzidos.
Idealizadora do projeto, a Ecover é uma companhia belga, que trabalha com produtos de limpeza naturais. Todos os itens plásticos produzidos pela marca para a confecção de seus recipientes foram coletados do oceano. Uma de suas metas é que, até 2020, todo plástico gerado pela entidade seja reciclado.
A instituição também estuda o uso de insumos biodegradáveis em suas fabricações, além da implantação de um sistema de refil em sua produção. Já o Rubbish Café deve passar por outras cidades além da capital britânica, disseminando informação a respeito do uso e descarte de materiais. A agência londrina Campaign fez um vídeo mostrando um pouco da instalação. Clique aqui e confira!
Fontes: Razões Para Acreditar, Follow The Colors
Texto produzido em 22/08/2019
Prática representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública
Empresas sem princípios ambientais, sociais e de governança tendem a perder espaço no país
Plano de Transformação Ecológica prevê impacto positivo de R$ 372 bilhões até 2050
Iniciativa busca criar plataforma eficiente para o reaproveitamento do material no país