23 de Janeiro de 2020,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Moradores de Londres se depararam com uma proposta inovadora voltada à conscientização e reflexão sobre o uso de embalagens plásticas e materiais não-recicláveis na cidade. Uma cafeteria pop-up (temporária), batizada de Rubbish Café (Café Lixo, em português), lançou uma ação de dois dias, incentivando os frequentadores a levarem seus resíduos recicláveis até o estabelecimento em troca de uma refeição grátis.
Situada no bairro de Covent Garden, o espaço criado pela empresa Ecover teve como objetivo educar os moradores da região sobre o real valor do lixo.
“O problema com os plásticos descartáveis é que criamos algo que dura anos e anos no meio ambiente e que não tem mais valor para as pessoas. Nós queremos questionar a cultura de dispositivos de uso único e descarte”, declarou Tom Domen, líder de inovação global da organização em um vídeo para o site americano Now This.
Sem fugir da proposta ecológica, o cardápio sustentável da instalação foi desenvolvido pelo chef Tom Hunt, conhecido por seu ativismo sobre alimentação natural e o desperdício de alimentos. A decoração ficou por conta do artista Max McMurdo, que utiliza técnicas de upcycling, método que dá nova função a objetos já utilizados. O local também ofereceu dicas aos consumidores sobre reciclagem e formas de diminuir a quantidade de rejeitos produzidos.
Idealizadora do projeto, a Ecover é uma companhia belga, que trabalha com produtos de limpeza naturais. Todos os itens plásticos produzidos pela marca para a confecção de seus recipientes foram coletados do oceano. Uma de suas metas é que, até 2020, todo plástico gerado pela entidade seja reciclado.
A instituição também estuda o uso de insumos biodegradáveis em suas fabricações, além da implantação de um sistema de refil em sua produção. Já o Rubbish Café deve passar por outras cidades além da capital britânica, disseminando informação a respeito do uso e descarte de materiais. A agência londrina Campaign fez um vídeo mostrando um pouco da instalação. Clique aqui e confira!
Fontes: Razões Para Acreditar, Follow The Colors
Texto produzido em 22/08/2019
Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados
Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos
Líder da Geração Z alerta sobre impactos da crise climática nas periferias do país