15 de Dezembro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Gigante brasileira do ramo, a Melissa criou um calçado 100% reciclado e venceu o Inovyn Awards na categoria Economia Circular.
O prêmio foi entregue no último dia 20 de novembro durante a programação da K2022, a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo, realizada na Alemanha.
De acordo com a fabricante, os 3,9 mil pares da edição Melissa Flox M Edition foram produzidos na unidade da Grendene em Fortaleza (CE).
A operação envolveu o recolhimento de 3,4 mil unidades de sandálias entre 2019 e 2020. Parte dos produtos recolhidos foi entregue a três recicladores parceiros.
Outra parte foi direcionada às fábricas, que possuem conhecimento, equipamentos e capacidade para separar e identificar os componentes passíveis de serem reciclados.
Importante destacar que a Melissa desenvolveu recentemente uma embalagem sustentável, produzida 100% com material reciclável.
Gerente geral da marca, Raquel Scherer lembra que os calçados já tem a fama de serem muito duráveis, o que dá ao consumidor as opções de trocar, doar ou colocar à venda em brechós.
“Caso não tenha mais condições de uso, a orientação é levá-la até um Clube ou Galeria Melissa e depositar em um coletor, de onde será encaminhado para virar um novo produto”, explica Scherer.
“Esse gesto reflete o nível de conscientização dos consumidores, contribui com a economia circular, modelo em que o nosso negócio está inserido, e permite que novas histórias sejam criadas através de ações de diferentes pessoas”, finaliza Raquel.
Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos
Líder da Geração Z alerta sobre impactos da crise climática nas periferias do país
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores