Recicla Sampa - Campanha Crie esse Hábito avança e inclui catadores de lixo reciclável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Campanha Crie esse Hábito avança e inclui catadores de lixo reciclável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Foco é o descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas. Foto: Valter Campanato / agenciabrasil.ebc.com.br

Organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), em colaboração com a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e o Ministério do Meio Ambiente, a campanha Crie esse Hábito avançou para a segunda fase.

Nesta segunda etapa, o projeto ganhou reforço da associação dos catadores de lixo reciclável, ação que destaca a importância e valorização do trabalho dos profissionais do setor no país, estimados pela entidade em quase um milhão de pessoas.

O foco é um apelo ao descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas consumidas fora de casa, causa que reúne governo federal, grandes empresas e cidadãos cada vez mais conscientes por um objetivo comum: um mundo mais sustentável ambientalmente.

Em resumo, a iniciativa convida a população a repensar o descarte e o destino de embalagens como caixinhas de plástico, latas de alumínio e garrafas de vidro.

Presidente da ABIR, Victor Bicca destaca a importância da iniciativa para a conscientização ambiental e a promoção da economia circular e ressalta o compromisso da associação com a sustentabilidade.

"Essa campanha é, para o setor de bebidas não alcoólicas, motivo de muito orgulho desde a sua primeira edição, alinhada com nosso tripé de atuação que consiste em informação, inovação e portfolio. Somos parte da solução e essa parceria diz muito sobre isso, sobre responsabilidades compartilhadas”, disse Victor.

Vale lembrar que ABIR e a ANCAT assinaram em março deste ano um novo protocolo de intenções com o objetivo de incentivar a economia circular de embalagens em geral, em consonância com as premissas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Presidente da ANCAT, Roberto Rocha afirma que os catadores são a base da cadeia da reciclagem e fazem parte do cotidiano da sociedade, seja quando atuam em organizações, seja como autônomos.

Por isso, diz Rocha, além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores são agentes de conscientização ambiental, principalmente por representarem esse trabalho no dia-a-dia das pessoas.

“Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é o que a ANCAT acredita para fazer avançar os números da reciclagem, os resultados sociais e a economia circular”, explica Roberto.

Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha Crie esse Hábito


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024