15 de Abril de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), em colaboração com a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Ministério do Meio Ambiente (ANCAT), a campanha Crie esse Hábito avançou para sua segunda fase.
Nesta segunda etapa, o projeto ganhou reforço da ANCAT, ação que destaca a importância e valorização do trabalho das catadoras e catadores de lixo reciclável no país, estimados pela entidade em quase um milhão de pessoas.
O foco é um apelo ao descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas consumidas fora de casa, causa que reúne governo federal, grandes empresas e cidadãos cada vez mais conscientes por um objetivo comum: um mundo mais sustentável ambientalmente.
Em resumo, a iniciativa convida a população a repensar o descarte e o destino de embalagens como caixinhas de plástico, latas de alumínio e garrafas de vidro.
Presidente da ABIR, Victor Bicca destaca a importância da iniciativa para a conscientização ambiental e a promoção da economia circular e ressalta o compromisso da associação com a sustentabilidade.
"Essa campanha é, para o setor de bebidas não alcoólicas, motivo de muito orgulho desde a sua primeira edição, alinhada com nosso tripé de atuação que consiste em informação, inovação e portfolio. Somos parte da solução e essa parceria diz muito sobre isso, sobre responsabilidades compartilhadas”, disse Victor.
Vale lembrar que ABIR e a ANCAT assinaram em março deste ano um novo protocolo de intenções com o objetivo de incentivar a economia circular de embalagens em geral, em consonância com as premissas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Presidente da ANCAT, Roberto Rocha afirma que os catadores são a base da cadeia da reciclagem e fazem parte do cotidiano da sociedade, seja quando atuam em organizações, seja como autônomos.
Por isso, diz Rocha além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores são agentes de conscientização ambiental, principalmente por representarem esse trabalho no dia a dia das pessoas.
“Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é o que a ANCAT acredita para fazer avançar os números da reciclagem, os resultados sociais e a economia circular”, explica Roberto.
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil