Recicla Sampa - Cientistas transformam plástico em aroma de baunilha
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cientistas transformam plástico em aroma de baunilha

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
PIlha de garrafas do tipo PET. Foto: Huguette Roe / Shutterstock

Uma equipe da Universidade de Edimburgo, Escócia, apresentou nesta semana os resultados de um estudo onde afirma ter conseguido converter resíduos de garrafas pet em aroma de baunilha a partir de bactérias geneticamente modificadas.

O furo de reportagem, publicado pelo The Guardian, diz que pela primeira vez um produto comestível, com alto valor de mercado, foi fabricado a partir de resíduos plásticos no mundo. A reportagem também aponta que a transformação de garrafas pet em mercadorias altamente lucrativas pode tornar os processos do setor muito mais atraentes para os investidores.

Responsável pelo projeto, a pesquisadora Joanna Sadler explica que a grande conquista do estudo foi conseguir criar um sistema biológico para transformar resíduos plásticos em um produto químico industrial valioso. “E isso pode ter implicações muito interessantes para a economia circular”, avalia Joanna.

“Nosso trabalho desafia a percepção de que o plástico é um resíduo problemático. Ele apresenta uma nova possibilidade, um novo recurso de carbono, a partir do qual produtos comestíveis, de alto valor de mercado, podem ser fabricados”, afirma Stephen Wallace, também da Universidade de Edimburgo.

Importante destacar que atualmente cerca de 85% da baunilha produzida é sintetizada a partir de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis. Sim! É isso mesmo. O sabor daquele sorvete de baunilha que sai das maquininhas das lanchonetes foi produzido artificialmente. Você não leu errado.

Amplamente utilizada nas indústrias de alimentos e cosméticos, ela também é importante para as indústrias farmacêutica, de produtos de limpeza e de herbicidas. Sua demanda global cresce gradualmente. Em 2018, era de 37 mil toneladas, excedendo em milhares de toneladas a oferta de grãos naturais.

Lixo Plástico

Atualmente, os plásticos perdem cerca de 95% de seu valor após um único uso. Incentivar sua separação, coleta adequada e reciclagem é um importante caminho para enfrentar o problema global da poluição, principalmente dos rios e oceanos.

Cerca de um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto em todo o mundo e apenas 14% são recicladas. Atualmente, mesmo as garrafas recicladas só podem ser transformadas em fibras e tecidos para roupas e tapetes.  

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular. A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável.  Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável. 

FAÇA SUA PARTE! 

Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, isso facilita o processo. Higienize suas embalagens antes de descartá-las para a coleta, o importante é utilizar água de reuso ou guardanapos sujos no procedimento. Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do comum com os recicláveis. Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Texto Produzido em 17/6/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024