20 de Dezembro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A poucos dias do Natal e do Réveillon, o Recicla Sampa preparou cinco dicas para você organizar uma festa de fim de ano sustentável.
Afinal, é época também dos excessos de consumo e desperdício e com eles vêm os impactos negativos no meio ambiente.
Por sinal, você já parou para pensar o tamanho do impacto de tudo o que é consumido neste período? Pois é!
Bom, vamos lá:
Reuse a árvore e os enfeites de natal
O que não pode faltar em uma festa de natal? Claro, a árvore! E vamos e convenhamos, não é necessário comprar uma nova árvore de Natal se a sua ainda está boa, né?
Com os enfeites é a mesma coisa. Até porque, a ampla maioria é fabricada em plásticos de uso único. Portanto, o ideal seriam alternativas sustentáveis, mas já que você comprou, aumente ao máximo a vida útil desses itens.
Repense o uso das luzes tradicionais
A gente ama uma decoração de Natal muito por conta das luzes! Mas quando vamos comprar os famosos “pisca-piscas”, vale sempre optar por luzes de LED que duram mais e usam menos eletricidade para criar aquele ambiente incrível.
Assim, você evita a produção de novos plásticos, de lixo eletrônico e de quebra, economiza na conta de energia, que anda bem salgada.
Recuse ou reduza utensílios descartáveis
Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas e não apenas pelo grande acúmulo de lixo, mas principalmente por serem itens de uso único, que vão demorar séculos para se decompor no meio ambiente.
Por isso, se for possível, troque por utensílios reutilizáveis ou de vidro. Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações.
Uma dica para evitar o desperdício desnecessário é anotar o nome de cada convidado para que ele utilize apenas um prato e copo durante toda a cerimônia.
Recuse balões e bexigas
Os tradicionais balões e bexigas também são itens de uso único e depois das festas são destinados aos aterros sanitários, isso quando não vão parar no meio ambiente.
Opte por opções biodegradáveis ou guirlandas, bandeirinhas e lanternas de papel. Elas decoram da mesma forma, são ainda mais bonitas e mais sustentáveis.
Dê preferência para as latas de alumínio
O Brasil é campeão do mundo em reciclagem de latinhas, com quase 99% de taxa de reciclagem.
Por isso, dê preferência para as latas. Afinal, é quase certeza que ela será reciclada e reinserida no mercado.
Itens com alta reciclabilidade são sempre a melhor opção!
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio