Recicla Sampa - Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola Lixo Zero de SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola Lixo Zero de SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Professores Luciana Barão Acuña, Simone Bacic e Douglas Rene, coordenadores do Projeto Lixo Zero no Agostiniano Mendel. Foto: Divulgação.

Localizado na zona leste da capital, o Colégio Agostiniano Mendel fez história ao se tornar a primeira escola de grande porte da cidade de São Paulo e da América Latina a conquistar a Certificação Lixo Zero.

Concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e reconhecida internacionalmente pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), a certificação coroa o engajamento dos alunos e professores, que são exemplos para o Brasil e para o mundo.

De acordo com as normas da ZWIA, recebem o selo Lixo Zero empresas, eventos e instituições que conseguem desviar mais de 90% dos seus resíduos de aterros sanitários.

Isso significa que o Agostiniano tem um sistema para garantir que a quase totalidade do lixo gerado durante suas atividades seja reciclada ou transformada em composto orgânico, que é um tipo de fertilizante natural produzido a partir dos restos de frutas, legumes e verduras.

Ao longo dos últimos três anos, o colégio implementou uma série de iniciativas voltadas para a redução da geração de resíduos e conscientização.

Entre as principais ações, estão o uso de canecas, garrafas, copos e talheres retornáveis ou compostáveis no restaurante, a instalação de composteiras para o lixo orgânico e um amplo programa de treinamento.

Ações voltadas para a sensibilização de alunos, familiares, colaboradores e comunidade escolar também fazem parte das boas práticas desenvolvidas no Mendel.

Além disso, a escola revisou sua política de compras, adotando um manual com foco na sustentabilidade, e aderiu a projetos de logística reversa para resíduos especiais: cápsulas de café, materiais de escrita, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e esponjas de louça.

Nas salas, um amplo trabalho pedagógico é desenvolvido com os alunos por meio de aulas de sustentabilidade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos participam do Grupo Socioambiental, que ajuda a disseminar o conceito Lixo Zero entre os colegas, promove ações de engajamento e realiza visitas às cooperativas da cidade de São Paulo.

“Implementamos uma verdadeira transformação sustentável, mas o desafio não se encerra na certificação. Agora, temos o dever de zelar pela manutenção desse percentual. Só conseguiremos manter esse patamar investindo cada vez mais em conscientização, não só para nossos alunos, mas também para suas famílias”, explica a professora Luciana Barão Acuña, uma das coordenadoras do Projeto Lixo Zero, ao lado dos professores Simone Bacic e Douglas Rene.

“É um trabalho árduo, porém muito gratificante, pois sabemos que estamos educando cidadãos para um mundo melhor. Com engajamento, parcerias e inovação, é possível transformar a cultura de uma comunidade e contribuir para um futuro mais sustentável”, finaliza Barão.


Últimas

Notícias

Pesquisa CNI: 88% dos brasileiros adotam mais de 5 práticas sustentáveis

Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem

07/10/2024
Dicas de Reciclagem

Saiba onde descartar lixo reciclável e resíduos especiais no Brasil

Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus

04/10/2024
Notícias

Expedição Ondas Limpas: 100% das praias do Brasil têm lixo plástico

Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa

03/10/2024
Notícias

Green Eletron reciclou 4,5 mil toneladas de pilhas e eletrônicos em 2023

Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país

02/10/2024