05 de Abril de 2021,20h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma recente pesquisa da startup de gestão de finanças pessoais Mobillis constatou que os gastos da população com pedidos delivery através do Rappi, iFood e Uber Eats aumentaram 187% em 2020 no Brasil.
Essa nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus impactou diretamente a quantidade de lixo gerado pelas pessoas em casa e isso é um problemão para o meio ambiente.
Afinal, quem nunca pediu comida ou compras por um APP e se deparou com uma quantidade enorme de embalagens de papel e isopor, além de muito plástico, boa parte dele de difícil reciclagem, como é o caso do papel filme.
Por isso, o Recicla Sampa organizou uma série de dicas para você diminuir a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários quando for pedir comida por aplicativo. São pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença.
Primeiro, como gostamos de dizer: separe seu lixo em dois e nós fazemos o resto. Ou seja, separe sempre o lixo comum do lixo reciclável. Se ainda não sabe como fazer, o Thaíde, porta-voz do Recicla Sampa, vai te ensinar aqui. É fácil e rápido.
Depois, é só acessar o site do Recicla Sampa e ficar por dentro dos horários da coleta de lixo reciclável no seu bairro e na sua rua. Existem também pontos de coleta espalhados em supermercados e outros estabelecimentos. Com certeza tem um pertinho de você.
Segundo, entenda quais materiais têm mais chances de serem reciclados e dê preferência a eles na hora de consumir. Por exemplo, latas de alumínio são mais fáceis de reciclar do que vidro e o Brasil é um exemplo na reciclagem de latas, com 98% reaproveitadas.
Portanto, na hora de pedir, prefira as latinhas e não as longnecks. Se não tem latinhas disponíveis, tudo bem. Mas cobre do restaurante a logística reversa e veja se ele tem algum projeto para retornar o vidro consumido pelos clientes ou para minimizar o impacto de suas embalagens no meio ambiente.
Terceiro e muito importante: na hora de fazer os seus pedidos, faça de forma consciente. Evite pedir guardanapos de papel, sachês de molhos em geral e talheres plásticos descartáveis. Dê preferência para o que você tem em casa, para o que é lavável e reutilizável.
Por último, lave as embalagens antes de descartar no lixo reciclável. Não precisa ficar impecável, mas é preciso tirar o máximo de restos de comida e gordura dos materiais, que podem ser contaminados e rejeitados pela indústria da reciclagem.
Texto produzido em 05/04/2021
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises