25 de Junho de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Responsáveis pela coleta de resíduos na cidade de São Paulo, as concessionárias Loga e Ecourbis ampliaram suas frotas com veículos movidos a combustíveis limpos, como biometano e eletricidade.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano de Ação Climática do Município (PlanClima SP), que tem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade urbana.
A Ecourbis, que atende 19 subprefeituras nas zonas sul e leste da capital, incorporou recentemente 22 caminhões compactadores movidos a biometano. A empresa planeja incluir mais 100 veículos desse tipo até outubro de 2025.
Esses caminhões são abastecidos com biometano produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos no Aterro Sanitário de São Mateus.
Já a Loga, responsável pela coleta nas zonas norte e oeste, ampliou sua frota com 27 carretas movidas a biometano, cada uma com capacidade para transportar até 66 metros cúbicos de resíduos.
Além disso, a empresa introduziu triciclos e quadriciclos elétricos para a coleta em áreas de difícil acesso, como comunidades com vias estreitas, e na região central da capital.
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática