25 de Junho de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Responsáveis pela coleta de resíduos na cidade de São Paulo, as concessionárias Loga e Ecourbis ampliaram suas frotas com veículos movidos a combustíveis limpos, como biometano e eletricidade.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano de Ação Climática do Município (PlanClima SP), que tem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade urbana.
A Ecourbis, que atende 19 subprefeituras nas zonas sul e leste da capital, incorporou recentemente 22 caminhões compactadores movidos a biometano. A empresa planeja incluir mais 100 veículos desse tipo até outubro de 2025.
Esses caminhões são abastecidos com biometano produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos no Aterro Sanitário de São Mateus.
Já a Loga, responsável pela coleta nas zonas norte e oeste, ampliou sua frota com 27 carretas movidas a biometano, cada uma com capacidade para transportar até 66 metros cúbicos de resíduos.
Além disso, a empresa introduziu triciclos e quadriciclos elétricos para a coleta em áreas de difícil acesso, como comunidades com vias estreitas, e na região central da capital.
Pesquisa revela riscos diretos à saúde de populações ribeirinhas e indígenas da região
Ação distribuiu kits, orientou trabalhadores e reuniu parceiros em atividade de cidadania
Utensílios e brinquedos podem conter químicos nocivos à saúde, revela pesquisa
Acordo global para proteção dos oceanos já tem 57 países signatários