Como descartar cosméticos de forma correta

22/11/2018

Imagem - Cosméticos. Foto: Africa Studio/shutterstock.com

Cosméticos. Foto: Africa Studio/shutterstock.com

O uso de cosméticos faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Em 2017, o país ficou em quarto lugar no ranking mundial de consumo desses produtos, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Apesar dessa grande presença nos lares das pessoas, na hora de descartar, poucos sabem como agir de forma mais ambientalmente correta.

Cosméticos líquidos

Produtos como o xampu e o condicionador podem ser descartados normalmente nos ralos e privadas de casa, de acordo com o engenheiro ambiental Augusto Barbosa.

Esmaltes

Tanto os esmaltes quanto os removedores já merecem uma atenção mais cuidadosa. O engenheiro aconselha a, nesses casos, verificar com os fabricantes onde descarta esse tipo de produto na sua cidade. O problema é a quantidade de tintas e solventes, que podem contaminar o meio ambiente. Vale procurar por pontos de coleta em sua cidade.

Sólidos e pastosos

Produtos sólidos e pastosos, como maquiagens e cremes devem ser jogados no lixo comum. Eles são direcionados normalmente aos aterros sanitários.

Embalagens

As embalagens dos produtos podem ser destinadas à coleta seletiva. “Não é necessário fazer a lavagem dos recipientes, uma vez que os produtos não são perecíveis e não oferecem riscos à saúde. No próprio processo de reciclagem essas embalagens passam por lavagem e limpeza”, informa o engenheiro.  

Embalagem de volta ao fabricante

Algumas marcam de cosméticos adotam políticas reversas de seus produtos, ou seja, aceitam receber de volta as embalagens e dão a elas a destinação correta. Há empresas que, adicionalmente, trocam as embalagens por produtos novos. As lojas da M.A.C., por exemplo, trocam seis embalagens plásticas vazias por um batom. A Lush dá uma máscara fresca para 5 potes vazios de seus produtos. Já o Boticário e a Risqué disponibilizam pontos de descartes em suas lojas.  

Fonte: Chic Gloria Kalil

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados