03 de Maio de 2023,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Muitas vezes nos perguntamos como podemos ser mais sustentáveis e impactar menos com as nossas ações diárias, mas, geralmente, as respostas não vêm de forma clara e prática porque não sabemos por onde começar. Tudo parece muito difícil.
Mas vou contar um segredo: a compostagem doméstica é um belo caminho para uma vida mais sustentável em vários sentidos.
Quando começamos a compostar nossos resíduos orgânicos, criamos uma nova relação com o “lixo” e percebemos no dia a dia como geramos muita matéria orgânica rica em nutrientes.
Cerca de 50% de tudo o que geramos em casa são resíduos orgânicos — restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, casca de ovos, saquinhos de chás, borras de café… — que podem (e devem) ser transformados em adubo por meio da compostagem.
A compostagem nada mais é do que um processo biológico de decomposição e transformação de resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes, chamado de composto orgânico, o famoso adubo!
Existem várias formas de compostar: direto na terra, em composteiras de revolvimento manual ou até mesmo em baldinhos, também conhecidos como minhocários com as maravilhosas minhocas californianas.
Com a compostagem o ciclo da nossa alimentação se fecha, pois, após o preparo das nossas refeições, sempre sobram resíduos que ao se decomporem viram um rico adubo cheio de nutrientes para novos plantios.
1 - Redução de resíduos: a compostagem é uma forma eficaz de reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários, o que ajuda a diminuir o impacto ambiental e prolongar a vida útil desses locais.
2 - Fertilização do solo: o composto orgânico produzido pela compostagem é um excelente fertilizante para o solo, rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.
3 - Redução de custos: a compostagem pode ajudar a reduzir os custos de jardinagem e paisagismo, pois o composto orgânico pode substituir fertilizantes e outros produtos químicos caros.
4 - Contribuição para a saúde do planeta: a compostagem é uma prática sustentável que contribui para a saúde do planeta, reduzindo a quantidade de resíduos que são produzidos e ajudando a conservar os recursos naturais.
5 - Benefícios sociais: criação de empregos na coleta e processamento de resíduos orgânicos e uma excelente atividade educativa para crianças e adultos que desejam aprender sobre sustentabilidade e meio ambiente.
Observando os nossos resíduos conseguimos ver aquilo que estamos comendo e, consequentemente, analisamos a nossa qualidade de vida por meio do “lixo” que produzimos.
Se geramos muitas embalagens, sabemos que nossa alimentação está focada no industrializado, se geramos mais resíduos orgânicos, percebemos que temos uma alimentação mais natural.
E lembre-se: os resíduos orgânicos estão no ciclo da nossa alimentação.
E aí, vamos compostar?
Arthur Rancatti é Co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero, sempre disposto para novos desafios, articular boas ideias, solucionar problemas e fazer com que tudo saia do papel.
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista