Recicla Sampa - Compostagem pode reduzir emissões de CO2 pela metade
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Compostagem pode reduzir emissões de CO2 pela metade

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Seis caminhões de lixo orgânico são descartados a cada segundo no mundo. Foto: JDzacovsky / shutterstock.com

O fim do desperdício de alimentos pode reduzir as emissões de CO2 pela metade, afirma um estudo da Fundação Ellen MacArthur, ONG parceira da Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe.

Ainda de acordo com o texto final do documento, o equivalente a seis caminhões carregados de resíduos alimentares comestíveis é jogado fora a cada segundo no mundo.

A maior parte desse volume acaba em aterros sanitários, onde é liberado gás metano à medida em que o lixo comum se decompõe.

“Adotando um modelo de economia circular, que inclui a compostagem, as emissões poderiam ser reduzidas em 5,6 bilhões de toneladas de CO2, o que corresponde a uma diminuição de 49% do total estimado para 2050", explica Jaime Pon, porta-voz do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

"Quando falamos de reciclagem, muitas vezes pensamos em papel, vidro ou metal, mas na América Latina e no Caribe os resíduos orgânicos representam 50% do total do lixo descartado", completa Jaime Pon.

O que é compostagem?

Como destacado acima, metade de tudo o que geramos em casa são resíduos orgânicos — restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, casca de ovos, saquinhos de chás, borras de café… — que podem (e devem) ser transformados em adubo por meio da compostagem.

A compostagem nada mais é do que um processo biológico de decomposição e transformação de resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes, chamado de composto orgânico, o famoso adubo!

Existem várias formas de compostar: direto na terra, em composteiras de revolvimento manual ou até mesmo em baldinhos, também conhecidos como minhocários com as maravilhosas minhocas californianas.

Com a compostagem o ciclo da nossa alimentação se fecha, pois, após o preparo das nossas refeições, sempre sobram resíduos que ao se decomporem viram um rico adubo cheio de nutrientes para novos plantios.

Leia mais

Compostagem: entenda o que é e como funciona

Compostagem Doméstica: por uma vida mais sustentável


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024