Recicla Sampa - Confira como gerar objetos incríveis a partir da reciclagem com pneus velhos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Confira como gerar objetos incríveis a partir da reciclagem com pneus velhos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Foto: Sainuddeen Alanthi/shutterstock.com

O que você faz quando os pneus do seu carro ficam carecas e não atendem mais às suas necessidades? Descartá-los nas ruas ou outros lugares inadequados pode fazer com que acumulem água e proliferem doenças como a dengue. Além disso, o objeto demora até 600 anos para se decompor. Que tal, então, fazer reciclagem com pneus?

Com um pouco de inspiração e criatividade, é possível dar nova utilidade a pneus usados. A partir deles, você pode criar desde itens de decoração a artigos realmente úteis, como camas para animais de estimação e diversos móveis, tais quais pufes e mesas.

Os pneus velhos podem ser particularmente interessantes para quem possui espaços grandes com área verde, como jardins, chácaras, sítios etc., por conta de seu tamanho. 

Arte com pneus

Veja algumas das melhores ideias sobre o que pode ser feito a partir da reciclagem com pneus. Basta deixar a criatividade fluir e se inspirar!

 

Balanço com pneu

Além do já conhecido balanço em que um pneu é utilizado, que tal esta ideia utilizando apenas um fragmento do objeto?
Neste caso, a parte utilizada para o balanço foi a banda de rolagem, que é a parte que fica em contato com o asfalto. Ela consegue suportar o peso de adultos e crianças por possuir alta resistência.

Foto1
Foto: Vietnam Stock Images/shutterstock.com

Sofá de pneus

O sofá de pneus pode ser uma ótima ideia de móvel para ser usado em uma oficina ou ambientes externos. Neste caso, o assento e o encosto foram feitos com lona.

Foto1
Foto: Oleg Znamenskiy/shutterstock.com

Mesas com pneus

A reciclagem com pneus também pode resultar em lindas mesas. Em áreas externas, ficam ainda mais bonitas quando pintadas com cores vibrantes.

Foto1
Foto: Sumetha Suebchat/shutterstock.com

Jardim/Horta de pneus

Uma ótima ideia para acomodar suas plantas e ainda contribuir com um planeta mais sustentável.

Foto1
Foto: iMoved Studio/shutterstock.com

Prateleiras de pneus

Quem diria que pneus velhos podem até mesmo virar prateleiras para ajudar na organização da casa?

Foto1
Foto: iMoved Studio/shutterstock.com

Bancos de pneus 

Esta ideia, além de decorativa, pode ser fonte de diversão para as crianças.

Foto1
Foto: Ovu0ng/shutterstock.com

Como reciclar pneus

Além das que mostramos, há inúmeras ideias de artesanato com reciclagem de pneus. Abaixo, aprenda a fazer uma linda mesa com eles. Por incrível que pareça, não são necessários muito materiais nem habilidades extraordinárias. 

Materiais necessários

Passo a passo

1 – Comece colando os pés de madeira no círculo maior e aguarde secar. Para garantir que fiquem bem firmes, fixe-os com parafusos ou pregos.

2 – Quando os pés já tiverem secado, passe cola sobre a base do círculo e fixe o pneu.

3 – Depois, passe cola na borda da roda do pneu e fixe o círculo menor, que será o tampo da mesa.

4 – Agora, vá passando cola ao redor do pneu e colando o barbante ou a corda sisal. Uma ideia legal é usar duas ou mais cores do material.

5 – Depois de terminar, aguarde a secagem completa dos fios de sisal/barbante que foram colados. Como é a parte onde termina o pneu e começa o tampo é ondulada, é necessário fazer uma pausa para que o acabamento fique melhor. (No exemplo da imagem abaixo foram colocadas fitas adesivas para ajudar na fixação da cola, mas este passo é opcional).

6 – Depois de seco, é hora de continuar o trabalho, agora sobre o tampo. Vá sempre enrolando o sisal/barbante em torno da estrutura montada.

7 – Está pronta a mesinha! Ela também pode ser usada como criado-mudo ao lado sua cama, para que você apoie seus pertences pessoais, ou acomodar um abajur.
Ideia retirada deste post.

A reciclagem de pneus

Como detalhamos melhor em Entenda como funciona a reciclagem de pneus, a maioria dos pneus velhos é reformada e acaba retornando à sua fábrica de origem para se transformar em matéria prima novamente. Depois da coleta, o aço deve ser retirado dos pneus e estes são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha que é feita com esta tritura.

A partir daí, este produto pode ser transformado em diversos objetos dos mais variados setores, tais como solas de sapato, percintas (usadas na estrutura de móveis estofados), asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.

O descarte correto dos pneus

Em 1999, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou uma resolução que determina que os fabricantes e importadores de pneus devem recolher aqueles que não estão mais aptos para uso. “

O Conama ainda prevê que o fabricante deve recolher um pneu inservível, considerando seu desgaste, na proporção de cada novo pneu colocado no mercado de reposição, e entregar, anualmente, o Plano de Gerenciamento de Pneus com um conteúdo mínimo.

Este plano exige a descrição das estratégias para coleta dos pneus, acompanhada de cópia de eventuais contratos, convênios ou termos de compromisso para este fim. E também prevê a indicação das unidades de armazenagem, informando suas localizações e capacidades. E deve, ainda, descrever os programas educativos a serem desenvolvidos junto aos consumidores, entre outros pontos.
 

Programa de responsabilidade

Em 2007, alguns dos maiores fabricantes de pneus do Brasil se uniram à iniciativa Reciclanip para cumprir esta resolução. O projeto teve início em 1999, por conta do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis exigido pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

 

Como descartar corretamente seus pneus usados

Para que os cidadãos ajudem diretamente na reciclagem dos pneus, o mais importante é o descarte correto do material. A Reciclanip aconselha que sejam seguidos alguns passos. São eles:

  1. Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.
  2.  Caso você tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu lá. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.
  3. Outra opção é encaminhar o pneu a um dos 1000 pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade (www.reciclanip.org.br), cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.
  4. Para quem mora em municípios distantes dos pontos de coleta, é possível entrar em contato com a prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários.

Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024