Entulho de pneus. Foto: Steven Liveoak / Shutterstock.com
18 de Maio de 2018,14h42
Veja outros artigos relacionados a seguir
O que você faz quando os pneus do seu carro ficam carecas e não atendem mais às suas necessidades? Descartá-los nas ruas ou outros lugares inadequados pode fazer com que acumulem água e proliferem doenças como a dengue. Além disso, o objeto demora até 600 anos para se decompor. Que tal, então, fazer reciclagem com pneus?
Com um pouco de inspiração e criatividade, é possível dar nova utilidade a pneus usados. A partir deles, você pode criar desde itens de decoração a artigos realmente úteis, como camas para animais de estimação e diversos móveis, tais quais pufes e mesas.
Os pneus velhos podem ser particularmente interessantes para quem possui espaços grandes com área verde, como jardins, chácaras, sítios etc., por conta de seu tamanho.
Veja algumas das melhores ideias sobre o que pode ser feito a partir da reciclagem com pneus. Basta deixar a criatividade fluir e se inspirar!
Além do já conhecido balanço em que um pneu é utilizado, que tal esta ideia utilizando apenas um fragmento do objeto?
Neste caso, a parte utilizada para o balanço foi a banda de rolagem, que é a parte que fica em contato com o asfalto. Ela consegue suportar o peso de adultos e crianças por possuir alta resistência.
O sofá de pneus pode ser uma ótima ideia de móvel para ser usado em uma oficina ou ambientes externos. Neste caso, o assento e o encosto foram feitos com lona.
A reciclagem com pneus também pode resultar em lindas mesas. Em áreas externas, ficam ainda mais bonitas quando pintadas com cores vibrantes.
Uma ótima ideia para acomodar suas plantas e ainda contribuir com um planeta mais sustentável.
Quem diria que pneus velhos podem até mesmo virar prateleiras para ajudar na organização da casa?
Esta ideia, além de decorativa, pode ser fonte de diversão para as crianças.
Além das que mostramos, há inúmeras ideias de artesanato com reciclagem de pneus. Abaixo, aprenda a fazer uma linda mesa com eles. Por incrível que pareça, não são necessários muito materiais nem habilidades extraordinárias.
1 – Comece colando os pés de madeira no círculo maior e aguarde secar. Para garantir que fiquem bem firmes, fixe-os com parafusos ou pregos.
2 – Quando os pés já tiverem secado, passe cola sobre a base do círculo e fixe o pneu.
3 – Depois, passe cola na borda da roda do pneu e fixe o círculo menor, que será o tampo da mesa.
4 – Agora, vá passando cola ao redor do pneu e colando o barbante ou a corda sisal. Uma ideia legal é usar duas ou mais cores do material.
5 – Depois de terminar, aguarde a secagem completa dos fios de sisal/barbante que foram colados. Como é a parte onde termina o pneu e começa o tampo é ondulada, é necessário fazer uma pausa para que o acabamento fique melhor. (No exemplo da imagem abaixo foram colocadas fitas adesivas para ajudar na fixação da cola, mas este passo é opcional).
6 – Depois de seco, é hora de continuar o trabalho, agora sobre o tampo. Vá sempre enrolando o sisal/barbante em torno da estrutura montada.
7 – Está pronta a mesinha! Ela também pode ser usada como criado-mudo ao lado sua cama, para que você apoie seus pertences pessoais, ou acomodar um abajur.
Ideia retirada deste post.
Como detalhamos melhor em Entenda como funciona a reciclagem de pneus, a maioria dos pneus velhos é reformada e acaba retornando à sua fábrica de origem para se transformar em matéria prima novamente. Depois da coleta, o aço deve ser retirado dos pneus e estes são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha que é feita com esta tritura.
A partir daí, este produto pode ser transformado em diversos objetos dos mais variados setores, tais como solas de sapato, percintas (usadas na estrutura de móveis estofados), asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.
Em 1999, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou uma resolução que determina que os fabricantes e importadores de pneus devem recolher aqueles que não estão mais aptos para uso. “
O Conama ainda prevê que o fabricante deve recolher um pneu inservível, considerando seu desgaste, na proporção de cada novo pneu colocado no mercado de reposição, e entregar, anualmente, o Plano de Gerenciamento de Pneus com um conteúdo mínimo.
Este plano exige a descrição das estratégias para coleta dos pneus, acompanhada de cópia de eventuais contratos, convênios ou termos de compromisso para este fim. E também prevê a indicação das unidades de armazenagem, informando suas localizações e capacidades. E deve, ainda, descrever os programas educativos a serem desenvolvidos junto aos consumidores, entre outros pontos.
Em 2007, alguns dos maiores fabricantes de pneus do Brasil se uniram à iniciativa Reciclanip para cumprir esta resolução. O projeto teve início em 1999, por conta do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis exigido pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.
Para que os cidadãos ajudem diretamente na reciclagem dos pneus, o mais importante é o descarte correto do material. A Reciclanip aconselha que sejam seguidos alguns passos. São eles:
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil