Recicla Sampa - Conheça alternativas sustentáveis de fraldas e absorventes
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Conheça alternativas sustentáveis de fraldas e absorventes

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Coletores menstruais são alternativas sustentáveis. Foto: Burdun Iliya / Shutterstock.com

Não precisa ser especialista na área para imaginar que produtos descartáveis como absorventes e fraldas convencionais geram toneladas de lixo químico para o meio ambiente. 

Mas também sabemos que, durante as fases da vida, esses itens são mais que essenciais na rotina das mulheres. Por exemplo, durante sua vida, uma mulher pode acumular cerca de 200 quilos de lixo somente em absorventes descartáveis. 

Quando se fala em fraldas, os números também são grandes: estima-se que cada criança utilize em torno de 5500 delas nos primeiros dois anos e meio de vida, gerando até 400 kg por ano.

E todo esse volume de lixo tem dois destinos: meio ambiente e aterros sanitários. Em ambos os casos, pesquisas indicam que eles demoram mais de 400 anos para se decompor. Afinal, eles são fabricados basicamente de plásticos.  

Todo esse lixo descartado fica dentro do nosso planeta, e interfere diretamente na saúde dele. Lixos plásticos demoram séculos para se decompor e, eventualmente, vão parar em nossos oceanos.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2018, os oceanos recebem por ano a impressionante cifra de oito milhões de toneladas de plástico. Estes resíduos são muitas vezes ingeridos pela vida marinha causando obstrução na digestão e morte.

Alternativas sustentáveis

Apesar de não serem acessíveis economicamente à maioria da população feminina, métodos absorventes sustentáveis já são vistos como solução para amenizar o impacto que os produtos convencionais causam ao meio ambiente.

Entre os mais citados estão o coletor menstrual, a calcinha absorvente, o absorvente de pano e as fraldas reutilizáveis. Você já ouviu falar deles? 
 

COLETOR MENSTRUAL

Os coletores menstruais são feitos de silicone e usados internamente para coletar o sangue. A grande vantagem é que podem ser reutilizáveis, basta lavá-los e higienizá-los. 

Mas vale lembrar: O coletor menstrual não pode ser reciclado. Ao descartar, é importante lavar, cortar em pequenos pedaços e colocá-lo no lixo comum. Assim, você minimiza o impacto ambiental.

O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e após combinado com oxigênio, carbono e hidrogênio transforma-se em silicone.

Existe uma diversidade de tamanhos que se encaixam nos mais diversos tipos de corpos e fluxos. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da Violeta Cup, Inciclo e Korui.

Foto1
Calcinhas reutilizáveis. Foto: Andriana Syvanych / Shutterstock.com

CALCINHA ABSORVENTE

As calcinhas absorventes são iguais às tradicionais, porém com fibras naturais que ajudam a absorver o sangue. Estão disponíveis em diversos tamanhos e com diferentes capacidades de contenção do fluxo. 

Depois de utilizadas, podem ser lavadas normalmente. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da Pantys, Hope e Violeta Cup.
 

ABSORVENTES REUTILIZÁVEIS

Os absorventes menstruais de pano reutilizável são parecidos com os antigos panos utilizados pelas mulheres, mas com um diferencial: tecido com maior poder de absorção e abas com abotoaduras que se firmam nas calcinhas.

Eles também podem ser lavados para serem reutilizados. No Brasil, você encontra esses produtos nos sites da Ekological, Agora sou ECO e Korui.

Foto1
Absorventes reutilizáveis. Foto: Alicia Fdez / Shutterstock.com

ABSORVENTE INTERNO ORGÂNICO E BIODEGRADÁVEL

Os absorventes orgânicos e biodegradáveis se decompõem em apenas seis meses após o descarte. Eles são formados de algodão orgânico, que passa por um processo produtivo que não leva agrotóxicos, pesticidas e químicos nocivos para o meio ambiente.

Trata-se de uma opção recente em território nacional. Por enquanto, apenas a Pantys tem o produto disponível no seu site.

O absorvente é livre de cloro, perfume, pigmentos, preservantes e agrotóxicos, e pode ser descartado ou até enterrado na terra, sem riscos de contaminação. 
 

FRALDAS REUTILIZÁVEIS 

Sim! Você não leu errado! Fraldas  de pano são ecológicas e podem ser reutilizadas! Apesar de parecerem mais caras à primeira vista, as fraldas ecológicas acabam, de fato, funcionando como opção mais econômica a longo prazo. Estima-se que, em média, fraldas ecológicas suportam de 400 a 600 lavagens no total. 

Existem vários tipos de fralda de pano que você pode escolher, com diferentes tecidos externo e interno. Dependendo das condições do clima e do bebê. Você pode encontrar na Ekological.

Texto produzido em 10/12/2021


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024