28 de Abril de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Os Ministérios da Economia e do Meio Ambiente detalharam na semana passada durante uma entrevista coletiva os impactos do Certificado de Crédito de Reciclagem, batizado de Recicla+.
A medida deve beneficiar mais de 800 mil agentes ambientais, popularmente conhecidos como catadores de materiais recicláveis, e milhares empresas, além, claro, de promover a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e impulsionar a economia circular no Brasil.
Como funciona o crédito de reciclagem
Basicamente, o crédito de reciclagem é um sistema pelo qual os agentes do setor (cooperativas e catadores) comprovam a destinação correta dos resíduos por meio de uma nota fiscal de venda do material coletado.
Já as empresas que precisam respeitar determinações ambientais impostas pela PNRS compram essas notas e com elas vêm o direito associado à destinação adequada.
Assim, a empresa cumpre sua obrigação legal com a logística reversa dos produtos que coloca no mercado.
Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 242 mil empresas possuem essa obrigação legal no Brasil.
Estima-se que atualmente o custo das empresas com obrigações ambientais fica entre 9% e 15% do faturamento. Com o crédito de reciclagem, o custo pode cair mais de 80%.
“A aquisição do direito é opcional, mas representa uma solução para empresas que não dispõem de sistemas próprios de logística reversa”, explica Erik Figueiredo, presidente do Ipea.
Já o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André Luiz Felisberto França, destaca que a medida inédita tem potencial para injetar recursos na cadeia da reciclagem de forma sem precedentes no país.
“É uma solução inteligente que aproxima quem recicla de quem precisa reciclar, aumentando a percepção de valor dos recicláveis e mostrando que lixo nada mais é do que matéria-prima fora do lugar, que, quando descartado de forma adequada, pode ser um promotor de geração de emprego e renda com sustentabilidade”, avalia França.
Texto produzido em 28/4/2022
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo