12 de Marco de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Partindo do moderno conceito de produtos livres de embalagens, a designer filipina Pat Mangulabnan teve uma ideia genial para substituir o plástico utilizado por uma marca de barrinhas de granola do seu país.
Ela simplesmente substituiu o plástico que envolvia as barras do cereal por uma embalagem plantável, produzida com um papel feito de folhas descartadas de abacaxi, e introduziu as sementes não invasivas no material.
O produto foi idealizado por uma iniciativa capitaneada pelo Centro de Design das Filipinas. Seu objetivo principal é fomentar nas comunidades locais a cultura da sustentabilidade e do consumo responsável.
Os criadores batizaram a embalagem de “Sprout” e imprimiram logotipos e informações gerais com tinta de soja orgânica e amido comestível. Assim, além de produzirem algo totalmente responsável ambientalmente, garantiram a proteção necessária para todo o processo de envio até o consumidor final.
Segundo Pat, o design da Sprout é um dos orgulhos de sua carreira profissional. “Ele permite uma melhor interação dos consumidores e oferece a eles um senso de responsabilidade. Ao mesmo tempo, reforça uma mudança comportamental positiva em direção à uma vida mais sustentável”, disse a designer em entrevista ao Yanko Design.
Importante destacar que essa é uma tendência mundial e muitas empresas e marcas buscam soluções para livrar os seus produtos de embalagens e assim minimizar o impacto do consumo no meio ambiente.
Outro ponto que merece destaque é o Brasil ser, ao lado das Filipinas e da Costa Rica, um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, fato que potencializa a disseminação desse tipo de iniciativa no país, que já conta com o Piñatex da Insecta Shoes.
Idealizado pela designer Carmen Hijosa, o Piñatex é um tecido feito a partir do abacaxi. Ele é tão resistente quanto o couro dos animais e pode ser produzido em larga escala. “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado”, explicou Barbara Mattivy, fundadora da Insecta, ao site Ciclo Vivo.
Texto produzido em 12/03/2021
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores