Recicla Sampa - Designer transforma coroa de abacaxi em embalagens plantáveis
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Designer transforma coroa de abacaxi em embalagens plantáveis

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Embalagens de barrinhas plantáveis. Foto: Yanko Design

Partindo do moderno conceito de produtos livres de embalagens, a designer filipina Pat Mangulabnan teve uma ideia genial para substituir o plástico utilizado por uma marca de barrinhas de granola do seu país.

Ela simplesmente substituiu o plástico que envolvia as barras do cereal por uma embalagem plantável, produzida com um papel feito de folhas descartadas de abacaxi, e introduziu as sementes não invasivas no material.

O produto foi idealizado por uma iniciativa capitaneada pelo Centro de Design das Filipinas. Seu objetivo principal é fomentar nas comunidades locais a cultura da sustentabilidade e do consumo responsável.

Os criadores batizaram a embalagem de “Sprout” e imprimiram logotipos e informações gerais com tinta de soja orgânica e amido comestível. Assim, além de produzirem algo totalmente responsável ambientalmente, garantiram a proteção necessária para todo o processo de envio até o consumidor final.

Segundo Pat, o design da Sprout é um dos orgulhos de sua carreira profissional. “Ele permite uma melhor interação dos consumidores e oferece a eles um senso de responsabilidade. Ao mesmo tempo, reforça uma mudança comportamental positiva em direção à uma vida mais sustentável”, disse a designer em entrevista ao Yanko Design.

Importante destacar que essa é uma tendência mundial e muitas empresas e marcas buscam soluções para livrar os seus produtos de embalagens e assim minimizar o impacto do consumo no meio ambiente.  

Outro ponto que merece destaque é o Brasil ser, ao lado das Filipinas e da Costa Rica, um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, fato que potencializa a disseminação desse tipo de iniciativa no país, que já conta com o Piñatex da Insecta Shoes.

Idealizado pela designer Carmen Hijosa, o Piñatex é um tecido feito a partir do abacaxi. Ele é tão resistente quanto o couro dos animais e pode ser produzido em larga escala. “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado”, explicou Barbara Mattivy, fundadora da Insecta, ao site Ciclo Vivo.

Texto produzido em 12/03/2021 


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024