11 de Abril de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Na dica de reciclagem desta semana, o Recicla Sampa te ensina como armazenar água de reuso para lavar os resíduos recicláveis.
Primeiro, evite ao máximo usar água potável. O mais indicado é você reaproveitar a água da louça, da máquina de lavar ou mesmo da chuva.
Aí você tem duas opções: ou coloca tudo numa travessa ou baldinho, ou deixa na pia mesmo.
Latas de alumínio e de aço, por exemplo, é só colocar de molho, dar aquela enxaguada e esperar secar.
Na hora de descartar um material reciclável, é muito importante "dar aquele tapa" nele antes de colocar na lixeira da coleta seletiva.
Trata-se de um dos passos fundamentais para o sucesso da reciclagem e se não for realizado de maneira adequada, pode fazer um resíduo reaproveitável se transformar em rejeito de aterro sanitário. Isso sem contar o principal, que é a questão social, né?
Afinal, coletar recicláveis sujos de alimentos em meio a baratas e ratos é desumano com os agentes ambientais.
Primeiro e muito importante é realizar a limpeza das embalagens, mas evite desperdiçar água potável. Por isso, dê preferência para um papel ou guardanapo. Pode ser, inclusive, aquele que você acabou de usar na refeição.
Agora, a gente sabe que tem vezes que não tem jeito, né? É só lavando mesmo. Nesses casos, quando precisar usar água, reuse a da louça ou use água da chuva.
Outra dica importante é garantir que tudo esteja seco para não molhar os papéis. Ou seja, é importante colocar o lixo reciclável para secar antes de descartar e retirar todas as sobras das garrafas.
Algumas embalagens de papel, como as caixas de pizza, devem ter as partes sujas separadas para o descarte no lixo comum e as limpas devem ser destinadas para a coleta seletiva. Importante ressaltar que guardanapos e papéis higiênicos usados não são recicláveis.
ATENÇÃO!
Não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte. Alguns exemplos são as sacolas de grãos (arroz, feijão, etc.).
Faça sua parte e assuma a responsabilidade pelo lixo que você gera!
Dados revelam desafios para ampliar volume de reaproveitamento e economia circular no país
Dado foi divulgado durante Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo
Organização africana transforma chinelos descartados nas praias em esculturas artísticas
Material reciclado paga imposto duas vezes e perde para matéria-prima virgem