03 de Maio de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
As árvores são as melhores amigas do ser humano quando o assunto é a geração de um ar mais limpo. Elas tragam o gás carbônico para transformar em oxigênio puro. O grande problema começa quando há a falta de plantas para o equilíbrio do ecossistema. Mais de 15 bilhões de árvores são cortadas em todo o planeta para dar lugar à agricultura, mineração, exploração de madeira e expansão urbana.
Esse desmatamento leva a um aquecimento global e coloca em risco milhões de espécies. Muitos países, ativistas e políticos tentam fazer o reflorestamento, porém alguns admitem que há áreas muito grandes para tentar replantar. Pensando em solucionar esse problema, uma empresa britânica chamada BioCarbon Engineering usou a tecnologia para salvar o meio ambiente. Trata-se de um drone que promete plantar até 1 bilhão de árvores por ano.
O drone escaneia o terreno e desenvolve um mapa tridimensional. Usando dados desse “mapa inteligente”, ele dispara sementes germinadas a uma grande velocidade, que faz com que as sementes entrem no solo. O equipamento sobrevoa a uma altura de mais de seis metros e chega a lugares que tratores que fazem replantio não conseguem chegar.
Para se ter uma ideia do trabalho do drone, em junho de 2017, ele plantou mais de 5 mil árvores por dia a fim de restaurar terras devastadas pela mineração de carvão em Dungog, na Austrália. Ele também fez replantio na África do Sul e na Nova Zelândia, recolocando mais de 25 mil árvores.
A empresa britânica, atualmente, trabalha em um projeto de grande escala para replantar manguezais em Mianmar, na Ásia. No local, 84% desse ecossistema desapareceu. Os manguezais têm um enorme potencial para salvar a vida das pessoas, pois eles funcionam como um escudo para proteger as comunidades costeiras contra tsunamis. Além disso, eles aumentam a diversidade de peixes e outras espécies.
Para descobrir como funciona o mecanismo, assista ao vídeo aqui.
Fonte: National Geographic e BioCarbon Engineering
Texto produzido em 28/09/2018
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores