Recicla Sampa - Drones replantam sementes germinadas em alta velocidade
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Drones replantam sementes germinadas em alta velocidade

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Drone sobrevoando áreas verdes. Foto: Jason Blackeye / Unsplash

As árvores são as melhores amigas do ser humano quando o assunto é a geração de um ar mais limpo. Elas tragam o gás carbônico para transformar em oxigênio puro. O grande problema começa quando há a falta de plantas para o equilíbrio do ecossistema. Mais de 15 bilhões de árvores são cortadas em todo o planeta para dar lugar à agricultura, mineração, exploração de madeira e expansão urbana.

Esse desmatamento leva a um aquecimento global e coloca em risco milhões de espécies. Muitos países, ativistas e políticos tentam fazer o reflorestamento, porém alguns admitem que há áreas muito grandes para tentar replantar. Pensando em solucionar esse problema, uma empresa britânica chamada BioCarbon Engineering usou a tecnologia para salvar o meio ambiente. Trata-se de um drone que promete plantar até 1 bilhão de árvores por ano.

O drone escaneia o terreno e desenvolve um mapa tridimensional. Usando dados desse “mapa inteligente”, ele dispara sementes germinadas a uma grande velocidade, que faz com que as sementes entrem no solo. O equipamento sobrevoa a uma altura de mais de seis metros e chega a lugares que tratores que fazem replantio não conseguem chegar.

Para se ter uma ideia do trabalho do drone, em junho de 2017, ele plantou mais de 5 mil árvores por dia a fim de restaurar terras devastadas pela mineração de carvão em Dungog, na Austrália. Ele também fez replantio na África do Sul e na Nova Zelândia, recolocando mais de 25 mil árvores.

A empresa britânica, atualmente, trabalha em um projeto de grande escala para replantar manguezais em Mianmar, na Ásia. No local, 84% desse ecossistema desapareceu. Os manguezais têm um enorme potencial para salvar a vida das pessoas, pois eles funcionam como um escudo para proteger as comunidades costeiras contra tsunamis.  Além disso, eles aumentam a diversidade de peixes e outras espécies.

Para descobrir como funciona o mecanismo, assista ao vídeo aqui.

 

Fonte: National Geographic e BioCarbon Engineering

 

Texto produzido em 28/09/2018

 

 

 


Últimas

Notícias

ExpoCatadores 2025 reafirma protagonismo da categoria em SP

Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável

19/12/2025
Notícias

Lixo têxtil não para de crescer no Brasil

Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país

17/12/2025
Notícias

Panorama 2025 reforça importância das cooperativas de reciclagem

Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil

15/12/2025
Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025