Recicla Sampa - Empresa coleta livros e eletrônicos gratuitamente em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa coleta livros e eletrônicos gratuitamente em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Livros separados para coleta e doação. Foto: Cineberg / Shutterstock.com

Empresa brasileira com sede na capital paulista, a EcoTechno faz a coleta de livros e objetos eletroeletrônicos diretamente nas casas e empresas da Grande São Paulo.

Basta apenas um agendamento prévio pelo site ou WhatsApp para que a empresa retire gratuitamente esses itens e dê a destinação correta para os diferentes tipos de resíduos.

Após a coleta, os livros passam pela triagem de uma equipe especializada e responsável por separar e acondicionar uma quantidade significativa para doação. A parte que não entra na categoria de reúso é destina à reciclagem.

O recolhimento de livros inclui o projeto Ciclo Literário, no qual já foram coletados aproximadamente cem mil exemplares.

“A maior parte é destinada à doação para instituições que cuidam de crianças e idosos. Os exemplares que não se encontram em condições de uso são reciclados. Alguns exemplares, em excelente estado, acabam destinados a eventos de vendas e trocas que nos ajudam a custear a iniciativa", explica a empresa.

No caso dos eletrônicos, também é feita uma triagem, onde é separado o que vai ser reutilizado e o que vai ser reciclado. Os dados apontam que apenas 5% dos itens podem ser consertados e a maior parte entra na categoria de lixo eletrônico.

"Temos uma equipe responsável pela descaracterização dos eletrônicos e pela separação dos materiais como plásticos, ferro, alumínio e cabos. Assim, a empresa responsável por cada material retira o montante em nossa sede. Já a reciclagem final é feita por empresas parceiras", esclarece em nota a EcoTechno.

A empresa surgiu de uma família preocupada com a questão da sustentabilidade ambiental. "Nossa missão não é só realizar o processo de reciclagem desse material, mas conscientizar todos os nossos colaboradores que essa é uma atitude fundamental para qualquer ser humano", afirma a companhia.

Atualmente a equipe contempla 13 funcionários em áreas como captação, agendamento, coleta, triagem, descaracterização e marketing.

Como solicitar a sua coleta

Se você deseja utilizar o serviço da EcoTechno, o primeiro passo é agendar pelo site ou WhatsApp da empresa a data e horário para eles irem até sua casa ou empresa retirarem o material. 

Livros diversos são aceitos, tanto didáticos quanto literários. Além disso, são recebidos gibis, HQs, apostilas, revistas, cadernos, CDs e DVDs. Para compensar os custos, a companhia estipula a retirada mínima de 50 unidades por viagem.

Quanto aos eletrônicos, podem ser destinados objetos como celulares, torradeiras, roteadores, impressoras, notebooks e monitores. Não há uma quantidade ou peso mínimos.

Caso haja objetos de Linha Branca para serem retirados (televisores e monitores de tubo, microondas, geladeiras, ar-condicionado, lavadoras e secadoras), é cobrada uma taxa única de R$50,00.

Ė importante lembrar que a empresa atende apenas a Grande São Paulo e a região do ABCD, mas quem quiser pode também enviar os objetos pelos Correios.

Texto produzido em 16/9/2021


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024