Entenda o que é uma embalagem sustentável

14/06/2022

Imagem - Fomos ao Fórum ABRE de Sustentabilidade e entrevistamos especialistas no tema. Foto: Rawpixel.com / shutterstock.com

Fomos ao Fórum ABRE de Sustentabilidade e entrevistamos especialistas no tema. Foto: Rawpixel.com / shutterstock.com

Muito se fala de embalagens ecologicamente responsáveis, mas o que é uma embalagem sustentável exatamente? Ou melhor, o que faz uma embalagem ser de fato “positiva” e sustentável?

Essas são as dúvidas que o Recicla Sampa foi esclarecer no Fórum ABRE de Sustentabilidade, organizado pela Associação Brasileira de Embalagem, que teve como tema “Embalagem Positiva” e aconteceu no começo do mês de junho na capital paulista.

O encontro explorou o conceito Positive Packaging e trouxe referências, aprendizados e insights que apresentaram e debateram respostas para muitas dúvidas relacionadas à busca por embalagens mais sustentáveis.

A programação incluiu a exposição de embalagens, de iniciativas de inovação, novas tecnologias e um ambiente especial para assistir as palestras.

O que é uma embalagem sustentável

Em resumo, embalagem sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.

Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.

Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem. 

Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta. Repense seus hábitos de consumo!

Texto produzido em 14/6/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados