Recicla Sampa - Estudantes brasileiros criam esmalte com lixo eletrônico reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudantes brasileiros criam esmalte com lixo eletrônico reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Aparelhos de Televisão antigos. Foto: Photonell_DD2017 / Shutterstock.com

Pensando em diminuir o dano ambiental causado pelo descarte irregular do vidro e do lixo eletrônico, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) desenvolveram um esmalte reciclado para revestimentos cerâmicos feito com o vidro das telas das TVs de tubo e de monitores de computadores antigos.

Para substituir 20% do pó de frita, a matéria-prima mais cara na produção do esmalte, os pesquisadores viram na reciclagem de vidro, uma maneira de desenvolver uma receita sustentável para os esmaltes cerâmicos.

A iniciativa consiste em reciclar o lixo eletrônico e também utilizar um processo mais barato e que consuma menos energia para proteger peças de cerâmica, como azulejos e vasos sanitários.

Em entrevista ao Jornal da USP, Eduardo Bellini Ferreira, professor da EESC-USP e coordenador da pesquisa, explica que o esmalte cerâmico é o responsável por proteger as peças, sejam elas um azulejo, uma caneca ou um vaso sanitário.

“O esmalte tem funções técnicas e estéticas. Ele impermeabiliza e dá durabilidade à peça. Se a cerâmica não for esmaltada, ela vai sugar qualquer líquido que entre em contato. Além de manchar o produto, é muito anti-higiênico”, afirmou Ferreira.


 Para chegar à inovação, os pesquisadores testaram diferentes quantidades de vidro reciclado no lugar da frita até encontrar o ponto ideal. 

Os alunos contaram com a ajuda de ferramentas computacionais que calculam as propriedades das composições baseadas em milhares de dados encontrados na literatura científica.

Ajude a evitar a tsunami de Eletrolixo

Para quem não sabe, os aparelhos eletrônicos são recicláveis. E no século XXI, com a ameaça cada vez maior de um tsunami incontrolável de eletrolixo, cada cidadão carrega uma responsabilidade histórica, diretamente vinculada à quantidade de resíduos que gera e como os descarta.

Além do projeto da Green Eletron e dos pontos oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga uma iniciativa que recicla eletroeletrônicos. É a Coopermiti, referência brasileira em logística reversa do setor.

Caso você tenha em sua casa aparelhos eletrônicos que precisam ser descartados, não deixe de descartá-los corretamente.

Encontre um ponto de coleta no site do Recicla Sampa e faça sua parte!


Últimas

Notícias

Folia paulistana ganha modelo inédito de sustentabilidade

Projeto Carnaval Sustentável SP busca reorganizar processos e otimizar recursos

19/01/2026
Dicas de Reciclagem

Descarte correto de material escolar pode gerar renda extra em SP

Cadernos, apostilas e folhas de papel branco são comprados por R$ 0,85 o quilo

16/01/2026
Notícias

Ministério anuncia ciclo 2026 da Lei de Incentivo à Reciclagem no Brasil

Mecanismo prioriza geração de renda e melhores condições de trabalho para catadores

14/01/2026
Notícias

Portarias reforçam economia circular e reciclagem no Brasil

Governo assegura estabilidade regulatória e oferece segurança jurídica para o setor

12/01/2026