14 de Dezembro de 2021,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com frequência alguém pergunta em nossos canais de atendimento e nos comentários dos nossos posts se isqueiros são recicláveis. Bom, vamos do começo que o assunto é um pouco complexo.
A resposta é não! Os isqueiros não são recicláveis e devem ser descartados no lixo comum.
Mas vamos com calma que você precisa prestar atenção em alguns detalhes para minimizar o impacto ambiental de um item que vai virar “rejeito”, ou seja, que não poderá ser reaproveitado e terminará, na melhor das hipóteses, em um aterro sanitário.
Primeiro, nunca descarte o isqueiro se ainda houver fluido dentro. Ali tem gás butano, altamente inflamável, e você pode causar incêndios em lixeiras, caminhões de coleta e aterros sanitários, além de acidentes com os nossos heróis coletores.
Também não é indicado, nem ambientalmente responsável, você tentar retirar esse líquido de dentro dos isqueiros, muito menos jogá-lo no vaso sanitário, no ralo ou no quintal.
Aí as opções são duas. Você pode doar para um fumante ou para alguém que utiliza profissionalmente ou pode deixá-lo guardado. Com o tempo, o gás vai evaporar sozinho e aí você pode fazer o descarte.
Para quem estiver realmente preocupado com o meio ambiente, a dica é utilizar fósforos ou isqueiros recarregáveis, dessa forma você evita, principalmente, o impacto causado pelo plástico, base dos isqueiros convencionais.
De acordo com a equipe da Boomera, startup brasileira especializada em encontrar soluções para resíduos considerados difíceis de reciclar, os isqueiros possuem um gás interno, que é explosivo, por isso seria necessário retirar completamente esse gás antes de encaminhar o resíduo para a reciclagem.
Além disso, os isqueiros são fabricados com diferentes materiais (aço, plástico e outros minerais), têm um design complicado de desmontar e fica muito difícil separar cada um dos materiais.
"Por isso, a importância de se desenvolver produtos pensando em sua performance, composição e formato também no pós uso", diz Guilherme Brammer, engenheiro de materiais e CEO da Boomera
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame