Recicla Sampa - Isqueiros não são recicláveis; saiba como descartar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Isqueiros não são recicláveis; saiba como descartar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Isqueiros não são recicláveis. Foto: Recicla Sampa

Com frequência alguém pergunta em nossos canais de atendimento e nos comentários dos nossos posts se isqueiros são recicláveis. Bom, vamos do começo que o assunto é um pouco complexo.

A resposta é não! Os isqueiros não são recicláveis e devem ser descartados no lixo comum.

Mas vamos com calma que você precisa prestar atenção em alguns detalhes para minimizar o impacto ambiental de um item que vai virar “rejeito”, ou seja, que não poderá ser reaproveitado e terminará, na melhor das hipóteses, em um aterro sanitário.

Primeiro, nunca descarte o isqueiro se ainda houver fluido dentro. Ali tem gás butano, altamente inflamável, e você pode causar incêndios em lixeiras, caminhões de coleta e aterros sanitários, além de acidentes com os nossos heróis coletores.

Também não é indicado, nem ambientalmente responsável, você tentar retirar esse líquido de dentro dos isqueiros, muito menos jogá-lo no vaso sanitário, no ralo ou no quintal.

Aí as opções são duas. Você pode doar para um fumante ou para alguém que utiliza profissionalmente ou pode deixá-lo guardado. Com o tempo, o gás vai evaporar sozinho e aí você pode fazer o descarte.

Para quem estiver realmente preocupado com o meio ambiente, a dica é utilizar fósforos ou isqueiros recarregáveis, dessa forma você evita, principalmente, o impacto causado pelo plástico, base dos isqueiros convencionais.

De acordo com a equipe da Boomera, startup brasileira especializada em encontrar soluções para resíduos considerados difíceis de reciclar, os isqueiros possuem um gás interno, que é explosivo, por isso seria necessário retirar completamente esse gás antes de encaminhar o resíduo para a reciclagem.

Além disso, os isqueiros são fabricados com diferentes materiais (aço, plástico e outros minerais), têm um design complicado de desmontar e fica muito difícil separar cada um dos materiais. 

"Por isso, a importância de se desenvolver produtos pensando em sua performance, composição e formato também no pós uso", diz Guilherme Brammer, engenheiro de materiais e CEO da Boomera


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024