Recicla Sampa - JBS transforma lixo plástico em piso ecológico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

JBS transforma lixo plástico em piso ecológico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Embalagens de plástico em carrinho de compras no filme "Menos". Foto: Recicla Sampa

Multinacional de origem brasileira, a JBS anunciou recentemente um processo moderno e inovador para reaproveitar um tipo de plástico presente em suas operações muito difícil de ser reciclado, que acabava sendo descartado nos aterros.

Segundo a JBS Ambiental, braço sustentável da companhia, a partir deste mês as aparas de embalagens multicamadas (PVDC), plástico utilizado em produtos in natura embalados à vácuo, serão transformadas em material de construção civil, mais especificamente em pisos intertravados, ideais para a pavimentação de pátios. 

Ainda de acordo com a equipe de pesquisa envolvida na iniciativa, foram dois anos de estudos até o resultado final: um produto que atende as normas da ABNT e oferece a mesma resistência que um material produzido exclusivamente de concreto.

Neste primeiro momento, a empresa afirma que vai reciclar cerca de 50 toneladas de aparas plásticas por mês recolhidas nas unidades de Campo Grande (1 e 2 - MS), Andradina e Lins, ambas no interior de São Paulo. 

Diretora da JBS Ambiental, Susana Carvalho conta que o conceito de Economia Circular é fundamental para a sustentabilidade das operações da JBS. “Estamos em constante ação para identificar oportunidades. Para esse produto, o desafio foi encontrar uma solução técnica para atendimento das normas, desenvolver produção em escala e viabilizá-lo economicamente”, explica Carvalho. 

Para quem não sabe, Economia Circular é um conceito estratégico de sustentabilidade que busca a redução, reutilização, recuperação e a reciclagem de materiais e de energia. Agora, com o selo JBS Circular, o piso verde passará a ser utilizado na pavimentação de obras da própria JBS em todo o país.  

A estreia acontece na unidade matriz da JBS Ambiental, localizada em Lins. A área reformada terá 2,2 mil m² e corresponde a mais de cinco toneladas de plástico que deixaram de ser destinadas a aterros.  

Durante este ano, a JBS Ambiental promete expandir o número de filiais de gestão de resíduos nas suas unidades. Fato que vai possibilitar o avanço da iniciativa com novos materiais para construção civil. 

Texto produzido em 02/04/2021


Últimas

Notícias

Rodada final do Tratado Mundial do Plástico começa no Canadá

Cada cidadão do planeta tem um papel a desempenhar na luta contra a poluição plástica

26/04/2024
Notícias

Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo

São Paulo é um exemplo para o terceiro mundo, com 99,7% da população atendida

25/04/2024
Notícias

Deputado explica Projeto de Lei que deve impulsionar reciclagem no Brasil

Objetivo é diminuir custos, dinamizar cadeia produtiva e gerar benefícios para o setor

24/04/2024
Notícias

O mundo quer menos plástico e o Brasil também

Penúltima rodada de negociações do Tratado Global do Plástico começa no Canadá

23/04/2024