Recicla Sampa - Junior Sena: o alquimista do lixo reciclável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Junior Sena: o alquimista do lixo reciclável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Mosaico de Júnior Sena. Foto: Divulgação

Artista por vocação, o cearense Junior Sena (40) é especialista em transformar lixo reciclável em arte, principalmente o plástico. No seu perfil do Instagram, ele compartilha com seus quase dois mil seguidores os mosaicos que produz de artistas, personagens e famosos em geral.

Sena já fez mosaicos do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, da cantora Beyoncé e da banda Biquíni Cavadão, que foi, inclusive, compartilhado pelo grupo na sua página do Facebook em fevereiro deste ano. “Foi uma grande honra porque sou muito fã da banda”, relata o artista. 

Natural da cidade de Limoeiro do Norte, Junior teve uma infância humilde.  Começou a fazer os mosaicos em 2009 por influência de uma colega e aprendeu sozinho aperfeiçoando-se com o passar dos anos.

O conhecimento adquirido é compartilhado em aulas que ele ministra ocasionalmente quando é chamado para algum projeto.  Segundo o cearense, a experiência é muito gratificante porque ele sente que está fazendo algo importante para o planeta e para as pessoas, que “conseguem driblar os problemas enquanto estão ali na atividade”.

O mosástico (mosaico feito de plástico) ainda é uma técnica pouco praticada e conhecida. Por essa razão, as inspirações de Sena vêm da cerâmica. O objetivo dele é tornar as pessoas mais conscientes ambientalmente através da arte. “Tudo pode ser aproveitado. A arte é um jardim, onde quem quiser pode plantar sua criatividade”, expressa Sena.

A inovação do limoeirense já foi elogiada por importantes artistas plásticos e professores, que visitaram suas exposições em galerias. Entretanto, Junior ainda não consegue viver de arte, seu maior sonho, e precisa equilibrar as contas como vendedor.

Reúse

A chave para a mudança é simples, mas requer esforços práticos. Precisamos que um número cada vez maior de paulistanos adote ou aprimore hábitos sustentáveis.

É preciso recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente, reduzir o volume de resíduos que cada um de nós gera, reutilizar tudo o que for possível e tornar as coisas menos descartáveis. 

Reutilize sempre que puder os materiais recicláveis para contribuir com a preservação do meio ambiente. Com essa ação, diminui-se a exploração de uma nova matéria prima que resultará na produção de um novo produto. 

Transformar materiais recicláveis em arte é uma das principais maneiras de reutilizar. Garrafas pets e vidro podem ser transformadas em vasos ou porta-objetos. Pneus velhos podem ser convertidos em puffs e latinhas usadas podem virar porta-talheres. Use a imaginação e reúse tudo o que for possível. 

Texto produzido em 23/07/2021


Últimas

Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024
Notícias

Ministro Silvio Almeida recebe representantes dos catadores de recicláveis

Encontro discutiu importantes questões para os trabalhadores do setor da reciclagem

19/02/2024