23 de Julho de 2021,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Artista por vocação, o cearense Junior Sena (40) é especialista em transformar lixo reciclável em arte, principalmente o plástico. No seu perfil do Instagram, ele compartilha com seus quase dois mil seguidores os mosaicos que produz de artistas, personagens e famosos em geral.
Sena já fez mosaicos do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, da cantora Beyoncé e da banda Biquíni Cavadão, que foi, inclusive, compartilhado pelo grupo na sua página do Facebook em fevereiro deste ano. “Foi uma grande honra porque sou muito fã da banda”, relata o artista.
Natural da cidade de Limoeiro do Norte, Junior teve uma infância humilde. Começou a fazer os mosaicos em 2009 por influência de uma colega e aprendeu sozinho aperfeiçoando-se com o passar dos anos.
O conhecimento adquirido é compartilhado em aulas que ele ministra ocasionalmente quando é chamado para algum projeto. Segundo o cearense, a experiência é muito gratificante porque ele sente que está fazendo algo importante para o planeta e para as pessoas, que “conseguem driblar os problemas enquanto estão ali na atividade”.
O mosástico (mosaico feito de plástico) ainda é uma técnica pouco praticada e conhecida. Por essa razão, as inspirações de Sena vêm da cerâmica. O objetivo dele é tornar as pessoas mais conscientes ambientalmente através da arte. “Tudo pode ser aproveitado. A arte é um jardim, onde quem quiser pode plantar sua criatividade”, expressa Sena.
A inovação do limoeirense já foi elogiada por importantes artistas plásticos e professores, que visitaram suas exposições em galerias. Entretanto, Junior ainda não consegue viver de arte, seu maior sonho, e precisa equilibrar as contas como vendedor.
A chave para a mudança é simples, mas requer esforços práticos. Precisamos que um número cada vez maior de paulistanos adote ou aprimore hábitos sustentáveis.
É preciso recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente, reduzir o volume de resíduos que cada um de nós gera, reutilizar tudo o que for possível e tornar as coisas menos descartáveis.
Reutilize sempre que puder os materiais recicláveis para contribuir com a preservação do meio ambiente. Com essa ação, diminui-se a exploração de uma nova matéria prima que resultará na produção de um novo produto.
Transformar materiais recicláveis em arte é uma das principais maneiras de reutilizar. Garrafas pets e vidro podem ser transformadas em vasos ou porta-objetos. Pneus velhos podem ser convertidos em puffs e latinhas usadas podem virar porta-talheres. Use a imaginação e reúse tudo o que for possível.
Texto produzido em 23/07/2021
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo