13 de Junho de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a palavra lixo ganhou um novo significado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no serviço Amazon Alexa.
Saiu a definição: “resíduos, detritos ou materiais descartados e considerados sem utilidade ou valor” e entrou: “qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado.”
De acordo com informações divulgadas para a imprensa, essa é a primeira ação de um movimento pela economia circular que reúne grandes empresas geradoras de resíduos, associações e iniciativas de conscientização.
Muitas vezes, as palavras resíduo e rejeito são confundidas. Para uma parte considerável das pessoas, é “tudo lixo”.
Mas não é bem assim e entender essa diferença é fundamental, principalmente porque ela está diretamente vinculada ao que pode ou não ser reciclado.
Importante destacar que todas as informações abaixo estão de acordo com o texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - 12.305/2010).
Resíduo é tudo aquilo que é descartado pela sociedade e pelas indústrias e chamado de lixo. Ele existe nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).
Já o rejeito é um tipo de resíduo sólido. Mais especificamente, o tipo que não pode ser reciclado ou reaproveitado. Ou seja, todo rejeito é um resíduo, mas nem tem todo resíduo é um rejeito.
Segundo a PNRS, rejeitos são “resíduos sólidos que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada“.
Já os resíduos são materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados e reinseridos na cadeia de produção.
“Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado”, explica em entrevista Veronica Polzer, arquiteta e urbanista e consultora na área de gerenciamento de resíduos e políticas públicas.
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame