Recicla Sampa - Lixo ganha novo significado no dicionário
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lixo ganha novo significado no dicionário

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Definição foi alterada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no Amazon Alexa. Foto: @role_sp

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a palavra lixo ganhou um novo significado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no serviço Amazon Alexa.

Saiu a definição: “resíduos, detritos ou materiais descartados e considerados sem utilidade ou valor” e entrou: “qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado.”

De acordo com informações divulgadas para a imprensa, essa é a primeira ação de um movimento pela economia circular que reúne grandes empresas geradoras de resíduos, associações e iniciativas de conscientização.

Resíduo x Rejeito

Muitas vezes, as palavras resíduo e rejeito são confundidas. Para uma parte considerável das pessoas, é “tudo lixo”.

Mas não é bem assim e entender essa diferença é fundamental, principalmente porque ela está diretamente vinculada ao que pode ou não ser reciclado.

Importante destacar que todas as informações abaixo estão de acordo com o texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - 12.305/2010).

Resíduo é tudo aquilo que é descartado pela sociedade e pelas indústrias e chamado de lixo. Ele existe nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).

Já o rejeito é um tipo de resíduo sólido. Mais especificamente, o tipo que não pode ser reciclado ou reaproveitado. Ou seja, todo rejeito é um resíduo, mas nem tem todo resíduo é um rejeito.

Segundo a PNRS, rejeitos são “resíduos sólidos que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada“.

Já os resíduos são materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados e reinseridos na cadeia de produção.

“Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado”, explica em entrevista Veronica Polzer, arquiteta e urbanista e consultora na área de gerenciamento de resíduos e políticas públicas.


Últimas

Notícias

Empresa de Ubatuba vira referência em reciclagem de bitucas

Iniciativa transforma guimbas em matéria-prima, gera renda e movimenta economia circular

04/02/2026
Notícias

UTM Leste vai abrigar maior planta de resíduos da América Latina

Parceria entre EcoUrbis e empresa alemã vai modernizar gestão de resíduos em SP

02/02/2026
Notícias

Governo Federal abre consulta pública sobre rejeitos do lixo plástico

Ministério do Meio Ambiente propõe regras técnicas para destinação após triagem final

30/01/2026
Notícias

Tratado do Alto Mar da ONU entra em vigor

Brasil lidera acordo global voltado à biodiversidade, clima e governança dos oceanos

28/01/2026