Recicla Sampa - Lixo ganha novo significado no dicionário
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lixo ganha novo significado no dicionário

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Definição foi alterada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no Amazon Alexa. Foto: @role_sp

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a palavra lixo ganhou um novo significado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e no serviço Amazon Alexa.

Saiu a definição: “resíduos, detritos ou materiais descartados e considerados sem utilidade ou valor” e entrou: “qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado.”

De acordo com informações divulgadas para a imprensa, essa é a primeira ação de um movimento pela economia circular que reúne grandes empresas geradoras de resíduos, associações e iniciativas de conscientização.

Resíduo x Rejeito

Muitas vezes, as palavras resíduo e rejeito são confundidas. Para uma parte considerável das pessoas, é “tudo lixo”.

Mas não é bem assim e entender essa diferença é fundamental, principalmente porque ela está diretamente vinculada ao que pode ou não ser reciclado.

Importante destacar que todas as informações abaixo estão de acordo com o texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - 12.305/2010).

Resíduo é tudo aquilo que é descartado pela sociedade e pelas indústrias e chamado de lixo. Ele existe nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).

Já o rejeito é um tipo de resíduo sólido. Mais especificamente, o tipo que não pode ser reciclado ou reaproveitado. Ou seja, todo rejeito é um resíduo, mas nem tem todo resíduo é um rejeito.

Segundo a PNRS, rejeitos são “resíduos sólidos que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada“.

Já os resíduos são materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados e reinseridos na cadeia de produção.

“Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado”, explica em entrevista Veronica Polzer, arquiteta e urbanista e consultora na área de gerenciamento de resíduos e políticas públicas.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024