Recicla Sampa - Metrô instala coletores de óleo e de embalagens de cosméticos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Metrô instala coletores de óleo e de embalagens de cosméticos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Capão e Campo Limpo recebem o óleo; Cosméticos podem ser descartados na SP - Morumbi. Foto: Fernando Avendano / shutterstock.com

Localizadas na zona sul da capital, as estações Capão Redondo e Campo Limpo, ambas da Linha 5-Lilás, contam agora com pontos de coleta de óleo de cozinha.

Já a ViaQuatro instalou um ponto de coleta para o descarte de embalagens de cosméticos na Estação São Paulo – Morumbi

Óleo de Cozinha

A ação é organizada pela concessionária Via Mobilidade em parceria com a RetiÓleo, empresa especializada na coleta e reciclagem do resíduo, que será transformado em biodiesel.

Todo o valor arrecadado com a iniciativa será doado para a ABAPE (Associação Batista da Penha), focada em projetos que garantem direitos e dignidade para jovens paulistanos e suas famílias.

Para descartar o óleo de cozinha corretamente, basta esperar ele esfriar, armazenar numa garrafa pet, fechar bem a tampa e levar até uma das estações. Os pontos de coleta ficam instalados até o dia 15 de julho.

Para quem não sabe, o óleo de cozinha é reciclável e pode ser transformado num sabão em barra de excelente qualidade, em insumos agrícolas para a produção de rações animais e em biodiesel, através de um processo chamado transesterificação.

Quando descartado incorretamente, tipo no vaso sanitário ou no ralo, o óleo pode contaminar rios, mares e represas. Para se ter uma ideia do dano, é necessário apenas um litro de óleo para contaminar 25 mil litros de água.

Caso vá parar no solo, o óleo o impermeabiliza, o que pode causar enchentes e alagamentos quando chegam as chuvas, além da contaminação dos lençóis freáticos.

Embalagens de Cosméticos

Apesar de muita gente ainda descartar incorretamente, principalmente por falta de informação, a ampla maioria das embalagens de cosméticos são feitas de diferentes tipos de plástico e, portanto, são recicláveis.

Pensando em contribuir com a conscientização da população da capital, a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela, instalou um ponto de coleta para este tipo de resíduo na Estação São Paulo – Morumbi. 

A ação foi idealizada em parceria com a greentech Reciclo Beleza Sustentável e o equipamento fica à disposição dos usuários até o fim deste ano. Cooperativas parceiras serão as responsáveis pela retirada e comercialização dos resíduos.

Mas é importante prestar atenção na hora de descartar. Por exemplo, o recipiente de xampu deve ser lavado, de preferência com água de reúso, por dentro antes de ir para o lixo reciclável, assim como os recipientes de cremes e perfumes.

Muitas vezes, em função da contaminação, resultado do descarte incorreto, a reciclagem acaba comprometida e as embalagens vão parar nos aterros sanitários.

Texto produzido em 4/5/2022


Últimas

Notícias

O mundo quer menos plástico e o Brasil também

Penúltima rodada de negociações do Tratado Global do Plástico começa no Canadá

23/04/2024
Dicas de Reciclagem

Conheça a eficiência da reciclagem das latas de alumínio

Latinhas descartadas corretamente retornam às prateleiras em apenas 60 dias

22/04/2024
Dicas de Reciclagem

Reutilizar lixo reciclável é tão importante quanto reciclar materiais

Alternativa sustentável vai além dos processos complexos e custosos da reciclagem

19/04/2024
Notícias

Cooperativas são pilares da inclusão social e da reciclagem no Brasil

Organizações unem desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental no país

18/04/2024