Recicla Sampa - Neste Dia das Crianças, divirta-se com seu pequeno na natureza
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Neste Dia das Crianças, divirta-se com seu pequeno na natureza

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Apesar de ser uma data tradicionalmente lembrada para presentear a garotada, a ocasião também pode ser uma boa oportunidade para mostrar a importância do meio ambiente. Foto: Maxime Bhm / Unsplash

Doses de meio ambiente e conscientização sobre sustentabilidade fazem bem à saúde, ao desempenho escolar e geram muitos outros benefícios para as crianças. É o que afirma a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que divulgou em 2019 um "Manual de Orientação “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes” para orientar famílias, educadores e médicos sobre a importância de estar ao ar livre e no meio da natureza com os pequenos.

Apesar de ser uma data tradicionalmente lembrada para presentear a criançada, a ocasião também pode ser uma boa oportunidade para você mostrar a eles a importância do meio ambiente. O Recicla Sampa aproveitou o dia 12 de outubro para te ajudar com algumas dicas sustentáveis. Brincadeiras ao ar livre, lanches feitos de insetos e outras experiências podem ser incríveis não só para vocês, mas para o meio ambiente.

Brincadeiras ao ar livre no Parque Villa-Lobos

No meio do verde do Parque Villa-Lobos, nos dias 12 e 13 de outubro, as crianças podem se divertir com brincadeiras de rua, jogos antigos e brinquedos infláveis. As atividades acontecem das 9h às 20h, com entrada gratuita. Já os brinquedos infláveis, como pula- pula, por exemplo, custam 6 reais a hora. O intuito da ação é intensificar a brincadeira e incentivar a garotada a deixar os eletrônicos de lado e interagirem uns com os outros. Entre as atividades que vão acontecer no evento estão: pular corda, bambolê, amarelinha, pega-pega, brincadeiras de rua como taco e corda, entre outras.

Gastronomia diferente: lanches feitos de grilos e besouros

Para quem for mais ousado e quiser ter novas experiências, o Planeta Inseto, único zoológico de insetos do país, chamou o biólogo e cozinheiro Casé Oliveira para oferecer experiências inusitadas com pratos feitos de bichinhos que estão presentes em nosso dia a dia, tanto no ambiente urbano como no rural. Uma maionese feita com besouros e outros cardápios inusitados são algumas das novidades que as crianças poderão experimentar. Gostou? O Planeta Inseto fica na rua Dante Pazzanese, número 64, Vila Mariana, São Paulo. A atividade acontece no dia 12/10, das 10h às 14h e a entrada é franca.

Sobrado histórico no Centro com programação ambiental

No centro de São Paulo, o sobrado histórico que pertenceu ao irmão do inventor Santos Dumont, Henrique Dumont, hoje abriga o Museu da Energia de São Paulo. O local está de portas abertas para receber a criançada durante o sábado (12/10) e promete oficinas ambientais como plantio de mudas, estudo de espécies de plantas e jogos interativos com a natureza na programação. Confira as atividades completas aqui. O Museu fica na Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos - São Paulo.

Conscientização ambiental e sorteio de brinquedos na zona Norte

Na mesma data, no Ecoponto da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, acontece, das 10h às 14h, uma ação beneficente e de conscientização ambiental para celebrar o Dia das Crianças. Promovido pelo IT+, instituto Terra Meio Ambiente e Inclusão Social, em parceria com a Fundação Cafu, o evento realizará a conscientização ambiental e levará diversão e alegria para crianças e responsáveis.

Por meio de mais de 30 equipamentos manipuláveis, crianças e adultos poderão conhecer – de forma lúdica - as possibilidades de materiais que podem ser produzidos com resíduos, as formas corretas de descarte, tipologia de materiais, separação e demonstração no local. Para participar da festa, que contará com apresentações de teatro, pula-pula, pipoca, algodão doce e cachorro quente, o responsável deve levar 2kg de resíduo reciclável para trocar por um ingresso.

Serão sorteados 50 kits de brindes para as pessoas que levarem acima de 2kg de recicláveis como: papéis, plásticos, vidros e metais. O sorteio também irá reunir bicicletas, camisetas e bolas autografadas pelo craque Cafu, ex-jogador da Seleção Brasileira. O evento será na rua Curuça, 1.700, na Vila Maria.

Texto produzido em 11/10/2019


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024