Onde e como descartar embalagens de produtos de beleza?

21/01/2022

Imagem - Produtos de beleza. Foto: July Prokopiv / Shutterstock.com

Produtos de beleza. Foto: July Prokopiv / Shutterstock.com

Ao falar sobre reciclagem, a primeira coisa que pensamos é no lixo gerado na cozinha. Talvez por isso, ao repensar nossas práticas de consumo, muitas vezes esquecemos que o lixo reciclável também está presente em outras áreas da nossa casa.

Por exemplo, o que fazer com os produtos de maquiagem, como batons? Embalagens de shampoo são recicláveis? E as garrafinhas de vidro de perfume?

Como cuidar do meio ambiente é também um autocuidado, se preocupar com o descarte correto das embalagens de batons, perfumes, shampoos e produtos de beleza em geral, é como cuidar de si, duas vezes.

Mas como selar o compromisso de responsabilidade com o meio ambiente também na hora de preservar a beleza? Procurar por marcas que se preocupam com o destino das suas embalagens depois do uso pode ser uma boa opção.

Pesquise e escolha fabricantes ou comerciantes que promovem a logística reversa e a reciclagem.

Para te ajudar, o Recicla Sampa separou algumas iniciativas bem legais!

Quem Disse, Berenice

A marca de maquiagens “Quem Disse, Berenice", por exemplo, desenvolveu o programa Recicla. Basta fazer o cadastro no clube fidelidade da marca (pode ser feito, também, na loja) e levar cinco embalagens válidas de produtos “Quem Disse, Berenice” em uma das lojas para trocar as embalagens de produtos por um batom selecionado. Ou juntar 3 embalagens de maquiagem válidas de qualquer marca e trocar as embalagens por um desconto de 15%.

Natura

Por meio do programa de Logística Reversa em suas lojas próprias, a Natura incentiva seus consumidores a realizarem o descarte correto de embalagens. A cada cinco recipientes regulares vazios, os clientes podem receber um novo produto. O projeto é realizado por meio de parcerias e a meta para o fim deste de 2020 é que seja coletado e descartado pelo menos 50% de tudo que for faturado para o mercado. Além disso, parte do material recuperado é reincorporado nas embalagens da empresa.

Imagem - Produtos devolvidos à M.A.C no programa Back to M.A.C. Foto: Divulgação

Produtos devolvidos à M.A.C no programa Back to M.A.C. Foto: Divulgação

MAC

Muita gente não sabe, mas a empresa tem um programa chamado Back to M.A.C, que dá um batom novo de graça para o cliente que levar, a qualquer loja física, seis embalagens vazias de seus produtos. Segundo o site da marca, em 2020, 12 toneladas de embalagens foram processadas no Brasil, o equivalente a, aproximadamente, 732 batons da marca.

Boticário

O Boticário idealizou e implementou o que hoje é o um dos maiores programas de reciclagem em pontos de coleta do Brasil: o Boti Recicla. A marca tem pontos de coleta em todas as suas quase quatro mil lojas espalhadas por 1.750 cidades brasileiras. E o melhor de tudo é que a marca recolhe embalagens de cosméticos de qualquer marca!

Logística Reversa

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

Na prática, a logística reversa promove a coleta, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos.

Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos.

Consolidada em diferentes regiões do mundo, com destaque na Europa, essa importante prática vem ganhando espaço e adeptos a cada ano no Brasil.

Texto produzido em 21/1/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados