Recicla Sampa - PET Âmbar: parece sustentável, mas não é
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

PET Âmbar: parece sustentável, mas não é

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Mesmo se você descartar corretamente, o material quase sempre acaba em um aterro sanitário. Foto: Torsten Bruns / shutterstock.com

O PET âmbar, também conhecido como PETG, é um tipo de plástico muito utilizado em embalagens de produtos farmacêuticos, cosméticos, de alimentos e bebidas.

Embora seja um material reciclável na teoria, sua reciclabilidade ainda é baixa aqui em São Paulo, fato que o coloca na categoria: parece sustentável, mas não é.

Ou seja, mesmo se você higienizar e descartar corretamente, a embalagem quase sempre acaba num aterro sanitário.

Mas se outras cores de PET são recicladas, por que a âmbar ainda não é?

A primeira questão é comercial.

Como o PET âmbar é utilizado principalmente em produtos de nicho, a quantidade de resíduos gerada é menor, o que diminui a quantidade de material disponível e o interesse das empresas de reciclagem.

Então vem a questão técnica.

O PET âmbar é mais difícil de reciclar do que outros tipos de plásticos, como o PET transparente e o verde, ambos atualmente com bom índice de reciclabilidade.

Isso acontece porque o pigmento âmbar dificulta a separação dos materiais, tornando o processo de reciclagem mais complexo e caro.

Por fim, tem a questão da contaminação.

As garrafas e embalagens de PET âmbar, frequentemente, contém sobras de produtos químicos ou restos de comidas e bebidas, fatores que prejudicam a reciclabilidade de qualquer material.


Últimas

Notícias

São Paulo tem Lei Lixo Zero para grandes eventos

Norma exige gestão adequada de resíduos em shows, festivais, feiras e eventos esportivos

06/02/2026
Notícias

Empresa de Ubatuba vira referência em reciclagem de bitucas

Iniciativa transforma guimbas em matéria-prima, gera renda e movimenta economia circular

04/02/2026
Notícias

UTM Leste vai abrigar maior planta de resíduos da América Latina

Parceria entre EcoUrbis e empresa alemã vai modernizar gestão de resíduos em SP

02/02/2026
Notícias

Governo Federal abre consulta pública sobre rejeitos do lixo plástico

Ministério do Meio Ambiente propõe regras técnicas para destinação após triagem final

30/01/2026