Recicla Sampa - Pilhas descartadas incorretamente podem causar incêndios
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Pilhas descartadas incorretamente podem causar incêndios

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ponto de coleta pega fogo. Foto: TFoxFoto / Shutterstock

A WEEE (Waste from Electrical and Electronic Equipment) publicou em conjunto com outras entidades um relatório com recomendações para o combate aos incêndios causados pelas pilhas de lítio, essas que a gente usa no controle remoto da televisão, quando descartadas de forma incorreta.

O relatório reforçou que medidas precisam ser tomadas com urgência para evitar os acidentes que ocorrem, principalmente, nos postos de reciclagem, onde as pilhas acabam esmagadas ou perfuradas durante o processamento dos resíduos.

Apesar de serem incomuns no Brasil, centenas desses incêndios já foram registrados em diferentes países da Europa, com destaque para os postos de reciclagem do Reino Unido.

Além disso, as pilhas possuem componentes tóxicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, tais quais mercúrio (a maioria das pilhas botão, alcalinas e de óxido de prata), cádmio (pilhas recarregáveis), chumbo, zinco e níquel.

Caso sejam incineradas, os gases resultantes dão lugar a elementos tóxicos voláteis, ou seja, que contaminam o ar. Se descartadas em aterros ou nas ruas, podem também intoxicar o solo, os rios e, por consequência, as plantas e animais, além de causar problemas à saúde humana, já que nossos organismos não metabolizam essas substâncias. 

Como descartar corretamente pilhas e baterias

A primeira etapa é saber que este tipo de material não deve ser descartado nem no lixo comum, nem no reciclável, por conta dos metais pesados na sua composição com grande perigo à saúde e com alto poder de contaminação do solo e do lençol freático, além, claro, da questão dos incêndios.

A segunda etapa é armazenar as pilhas e baterias em um pote e procurar um totem de coleta como o da Green Eletron - iniciativa nacional de reciclagem de pilhas, baterias e eletroeletrônicos - para o descarte adequado, que também pode ser feito em farmácias e supermercados.

No site do Recicla Sampa você encontra todos os pontos de coleta de pilhas e baterias na cidade de São Paulo.

Texto produzido em 19/07/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024