08 de Fevereiro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo organizou uma operação especial de limpeza e coletou 190 toneladas de resíduos durante o fim de semana do Pré-Carnaval 2024.
Foram mais de 200 blocos que reuniram centenas de milhares de pessoas em dois dias de muita festa e alegria de norte a sul da capital.
No sábado, com mais de 180 blocos nas ruas, foram coletadas cerca de 106 toneladas de lixo. No domingo, foram 84 toneladas de resíduos retiradas das ruas.
Segundo a Prefeitura, a força-tarefa reuniu quase três mil profissionais de limpeza urbana.
Ainda de acordo com a Prefeitura, foram disponibilizados nos trajetos dos blocos 246 contêineres, 539 cestos aramados, 574 papeleiras e 148 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
Vale lembrar que todo o lixo reciclável coletado durante o Carnaval é levado pelas empresas de limpeza pública para uma Central Mecanizada de Triagem.
Nesses locais, acontece a separação por tipo de resíduo e a venda do material por profissionais das cooperativas de catadores, que ficam com o lucro.
- Não jogue lixo no chão / Procure um, cesto, PEV ou uma lixeira
- Dê preferência para latinhas / Brasil recicla 100% das latas de alumínio
- Use glitter ecológico / Recuse o glitter plástico
- Reuse suas roupas e fantasias / Aposte no Upcycling
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo