11 de Junho de 2021,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última sexta-feira (4) dois novos Ecopontos na região de São Miguel Paulista, zona leste da cidade. Durante a inauguração, o presidente da AMLURB, Roberto Perosa, também anunciou a ampliação dos tipos de resíduos aceitos em 36 dos 120 Ecopontos já existentes na capital.
Organizado em parceria entre a AMLURB e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o evento aconteceu na unidade Jardim Helena e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.
“Desses 120 Ecopontos, 25 foram entregues desde 2017, na nossa gestão. Somente neste ano, foram cinco novas unidades. E não estamos só aumentando o número de unidades, mas também ampliando a capacidade dos aparelhos para receberem outros materiais”, disse Nunes.
Agora, além dos materiais recicláveis, entulho, móveis velhos e podas de árvore, os paulistanos também podem descartar corretamente o gesso, que será encaminhado para a reciclagem. Gradativamente, segundo a AMLURB, todos os Ecopontos da cidade vão aceitar o resíduo.
“Antes da implantação do recebimento de gesso, realizamos um projeto piloto por alguns meses em diferentes unidades para testar a viabilidade técnica e a adesão. Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de oito mil toneladas do material”, informa Perosa.
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, além de atender uma necessidade da população, o projeto também é importante para uma gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
“E ainda geramos novas oportunidades de emprego e renda”, destaca Penido. “Juntos, construímos dentro de um parque um local para fomentar a educação ambiental e deixar um legado para as futuras gerações”, completa o secretário.
A reciclagem do gesso na capital é fruto de uma parceria da AMLURB com a Multiplus, primeira empresa especializada na reciclagem do material no Estado de São Paulo, que fará a coleta, transporte e tratamento do gesso.
Na prática, a empresa realiza todo o processo logístico e industrial da reciclagem. Desde a coleta nos Ecopontos até a separação do gesso de materiais contaminantes. Segundo a Multiplus, 100% dos resíduos é reaproveitado como matéria-prima para os setores da agricultura, construção civil e cimenteira.
“A reciclagem do gesso é uma alternativa eficiente e sustentável para o meio ambiente. Pelo tratamento do material, é possível diminuir os impactos ambientais do processo de extração da pedra de gesso (gipsita) e oferecer destinação correta para diminuir o descarte irregular do material”, conta Felipe Montanini, Gerente Comercial da Multiplus.
Confira a lista dos Ecopontos que recebem gesso.
Texto Produzido em 11/6/2021
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil