Prefeitura de SP vai usar asfalto reciclado em programa de recapeamento

22/06/2022

Imagem - Reciclagem do asfalto diminui impacto ambiental das obras e gera economia para o município. Foto: Suwichan / shutterstock.com

Reciclagem do asfalto diminui impacto ambiental das obras e gera economia para o município. Foto: Suwichan / shutterstock.com

A Prefeitura de São Paulo vai usar asfalto reciclado em um amplo programa de recapeamento que começou nesta terça-feira (21) e promete recuperar ruas e avenidas de todas regiões da cidade. 

De acordo com uma nota publicada no site da Prefeitura, a tecnologia aplicada será o de Pavimento de Asfalto Recuperado, ou RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), método muito utilizado em países desenvolvidos desde os anos 1990.

O RAP é resultado do corte de camadas de pavimentos asfálticos (fresagem). É um sistema que recicla os resíduos moídos e triturados de asfalto, guias e sarjetas e os transforma em componentes que são misturados na estrutura do novo pavimento.

Os materiais reciclados substituem a utilização de Brita Graduada Tratada com Concreto (BGTC), diminuindo a demanda de material bruto retirado do meio ambiente e gerando economia para os cofres do município.

Este tipo de material já é utilizado desde outubro de 2021 nos serviços de manutenção da malha viária por setores de obras da Secretaria Municipal de Subprefeituras da capital.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a obrigatoriedade da reciclagem está prevista nos contratos de licitação de serviços de conservação e manutenção da malha viária em curso.

Devido ao grande volume de sobras da fresagem, as empresas vencedoras devem reciclar pelo menos 50% dos resíduos gerados durante a prestação dos serviços.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o programa de recapeamento vai recuperar 20 milhões de m² de vias e tem previsão para terminar em 2024.  

“É um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em um serviço onde estamos utilizando muita tecnologia para dar maior durabilidade ao asfalto e melhorar a mobilidade da população nas ruas de São Paulo”, disse o prefeito.

Texto publicado em 21/6/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados