22 de Junho de 2022,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo vai usar asfalto reciclado em um amplo programa de recapeamento que começou nesta terça-feira (21) e promete recuperar ruas e avenidas de todas regiões da cidade.
De acordo com uma nota publicada no site da Prefeitura, a tecnologia aplicada será o de Pavimento de Asfalto Recuperado, ou RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), método muito utilizado em países desenvolvidos desde os anos 1990.
O RAP é resultado do corte de camadas de pavimentos asfálticos (fresagem). É um sistema que recicla os resíduos moídos e triturados de asfalto, guias e sarjetas e os transforma em componentes que são misturados na estrutura do novo pavimento.
Os materiais reciclados substituem a utilização de Brita Graduada Tratada com Concreto (BGTC), diminuindo a demanda de material bruto retirado do meio ambiente e gerando economia para os cofres do município.
Este tipo de material já é utilizado desde outubro de 2021 nos serviços de manutenção da malha viária por setores de obras da Secretaria Municipal de Subprefeituras da capital.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a obrigatoriedade da reciclagem está prevista nos contratos de licitação de serviços de conservação e manutenção da malha viária em curso.
Devido ao grande volume de sobras da fresagem, as empresas vencedoras devem reciclar pelo menos 50% dos resíduos gerados durante a prestação dos serviços.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o programa de recapeamento vai recuperar 20 milhões de m² de vias e tem previsão para terminar em 2024.
“É um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em um serviço onde estamos utilizando muita tecnologia para dar maior durabilidade ao asfalto e melhorar a mobilidade da população nas ruas de São Paulo”, disse o prefeito.
Texto publicado em 21/6/2022
Quase metade dos entrevistados afirma sempre separar os materiais para reciclagem
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país