Recicla Sampa - Projeto promove descarte correto de medicamentos vencidos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto promove descarte correto de medicamentos vencidos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pontos de coleta estão instalados em farmácias, hospitais e aparelhos de saúde públicos.

O Programa Descarte Consciente representa um marco no descarte correto de medicamentos vencidos e na gestão de resíduos farmacêuticos no Brasil.

Disponível em todos os estados do país, o projeto pioneiro facilita a coleta deste tipo de resíduo e oferece para a população uma solução segura e responsável que evita danos ambientais e riscos à saúde pública.

Instalados nas farmácias, hospitais e aparelhos de saúde públicos, os pontos de coleta garantem que essas substâncias potencialmente perigosas não acabem em aterros sanitários ou nos sistemas de tratamento da água.

Além disso, o Descarte Consciente também educa a população sobre a importância do descarte correto dos medicamentos vencidos.

Esse esforço de conscientização é fundamental para mudar hábitos, comportamentos e promover práticas mais sustentáveis entre os consumidores.

Afinal, quem nunca descartou medicamentos vencidos no ralo da pia ou no vaso sanitário, não é mesmo? E pior, a gente nem sabia dos perigos sanitários e ambientais.

Em resumo, o projeto reforça o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a saúde pública e tem potencial de servir como modelo para programas similares em outros países.

Clique aqui e encontre o ponto de coleta de medicamentos mais próximo da sua casa

Leia atentamente as orientações abaixo antes de descartar medicamentos vencidos

- NUNCA descarte as sobras de medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no ralo. Feche bem as embalagens para evitar vazamentos (se for necessário use uma fita adesiva) e leve até um ponto de coleta.

- Nunca descarte cartelas de comprimido, frascos, tubos de cremes ou pomadas no lixo comum ou no reciclável. Mesmo que você tenha usado os produtos por completo, as embalagens podem estar contaminadas e devem ser descartadas junto com os medicamentos vencidos.

- Medicamentos descartados no lixo comum ou no reciclável podem contaminar os coletores. Ajude a proteger os nossos heróis!

- Os medicamentos vencidos devem ser descartados em suas próprias embalagens, chamadas de embalagens primárias. Ou seja, você não precisa retirar os comprimidos das cartelas, a sobra de líquidos dos frascos ou do conteúdo dos tubos de cremes e pomadas.

- As embalagens secundárias (caixas de papel e bulas) não têm contato com os medicamentos e devem ser descartadas no lixo reciclável.


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024